Diante de um mercado em constante evolução, com diversas marcas surgindo a cada momento e oferecendo soluções semelhantes para os problemas dos consumidores, o investimento em assessoria de imprensa pode ser o diferencial que estabelecerá a reputação da sua marca e sua relevância frente aos seus concorrentes
Já falamos por aqui sobre o que é pauta para a imprensa e qual é a melhor maneira de você emplacar as novidades da sua empresa como notícia dos veículos de comunicação: com conteúdos relevantes desenvolvidos pela sua assessoria de imprensa. Mas, hoje estamos aqui para falar um pouco mais sobre a relação que a assessoria tem com a reputação da sua marca.
Bom, para começar nossa conversa, é importante lembrar que a assessoria de comunicação será sua ponte com os jornais, portais, rádios e canais de televisão, mantendo sempre uma boa relação com os jornalistas responsáveis por esses canais e oferecendo pautas fresquinhas para que eles divulguem sua marca de maneira espontânea.
Por isso a assessoria de imprensa é tão importante, afinal é essa equipe que fomentará os assuntos da sua empresa entre os repórteres que, por sua vez, levarão essas informações à sociedade. Mas, além disso, ficarão com o nome e a relevância do seu negócio em mente, aumentando as chances da sua empresa ser lembrada no momento que esse jornalista precisar de uma fonte para construção de sua matéria.
Então, foi pensando nisso que nós, da Dinâmica Conteúdo Inteligente, elaboramos esse artigo, para que você compreenda de que forma uma equipe de assessoria comunicacional pode elevar a reputação da sua empresa.
O que é uma assessoria de imprensa e o que ela faz?
De forma breve, a assessoria de imprensa é o meio de campo entre sua empresa e os veículos de comunicação. Como já mencionamos, é ela que verificará se as informações do seu negócio são de interesse público e têm potencial para virar notícia. O trabalho de uma assessoria, então, é gerar uma visibilidade espontânea para sua empresa por meio da oferta de pautas aos jornalistas. Sendo assim, é sempre importante lembrar a relevância dessa equipe para que seu empreendimento conquiste espaços de credibilidade na mídia e seja lembrado pelo consumidor no momento de iniciar sua jornada de compra.
Além disso, é por meio da assessoria de imprensa que crises são gerenciadas da melhor forma possível. Claro que esperamos que isso nunca seja necessário, mas sabemos que, infelizmente, problemas podem ocorrer e danificar a imagem de uma empresa. Uma coisa é certa, uma imagem construída com muito esforço durante anos pode ser destruída por um único acontecimento, e é aí que a assessoria de comunicação entra em ação.
Por ser a ponte entre seu negócio e a imprensa, a assessoria utiliza seu contato direto com jornalistas para passar a mensagem da sua empresa adiante, reforçando seus ideais e quais serão as estratégias utilizadas para que esse acontecimento não se repita.
A assessoria de imprensa pode ser para todas as empresas?
Sim, independentemente do tamanho do seu negócio, a assessoria de imprensa é feita para você, porque ela produzirá conteúdos de acordo com as necessidades da sua empresa. Então, não importa o tamanho do seu empreendimento, mas sim o impacto que ele pode causar na vida das pessoas, ou seja, o seu diferencial perante aos seus concorrentes no mercado.
Cada conteúdo será trabalhado de uma forma diferente, escolhendo os veículos de comunicação que mais se encaixem com os objetivos a serem atingidos. Disparar o mesmo conteúdo para todos os jornalistas além de diminuir as chances da sua pauta ser publicada, fará com que a imagem da sua empresa seja tida como inconveniente. Por isso, é importante ter uma boa assessoria como sua aliada, pois é ela quem fará esse filtro de qual conteúdo é mais interessante para cada veículo.
Além disso, você com certeza já ouviu falar que “quem não é visto, não é lembrado”, certo? É assim mesmo que funciona, por isso a assessoria comunicacional está aí, para te ajudar a ser cada vez mais relevante dentro do mercado em que sua empresa está inserida. Se as soluções que você traz são inovadoras e/ou diferenciadas, o tamanho do seu negócio é apenas um detalhe.
Quanto aos aspectos financeiros, contratar uma equipe de assessoria possibilitará um investimento mais certeiro dos recursos de sua empresa. O trabalho de comunicação feito por esse time será diferente de um investimento publicitário, isso é sempre importante ter em mente. Por meio da assessoria, como já falamos por aqui, você enviará aos veículos de comunicação pautas relevantes sobre o seu negócio e, em conjunto com a boa relação da sua assessoria com esses jornalistas, terá esses conteúdos divulgados em espaços com credibilidade de forma espontânea.
Assessoria de imprensa como aliada da reputação da sua marca
Por mais que se construa um reconhecimento interno de uma empresa por meio da comunicação corporativa, é incontestável que a reputação da sua marca está atrelada à divulgação na imprensa. Lembra do “quem não é visto, não é lembrado”? Pois é, são os veículos de comunicação que levam para a população as notícias de interesse público de empresas e negócios, então é importante que se construa uma boa relação e, principalmente, se conquiste espaços dentro deles.
Ao contrário da publicidade, na qual sua empresa fala bem de si mesma para vender seu produto e/ou serviço, o conteúdo divulgado em forma de notícia, feita de forma espontânea pelos jornalistas, mostrará seu diferencial perante o mercado e dará credibilidade à sua empresa. Além disso, por meio da construção dessa reputação, mesmo que a assessoria não esteja diretamente relacionada como uma ferramenta de vendas, é por meio dessa divulgação de conteúdos que sua empresa pode ser lembrada pelo comprador o que, indiretamente, acabará influenciando positivamente nesse retorno financeiro para seu negócio.
Agora que você já está convencido da importância da assessoria de imprensa para a construção da reputação da sua marca, acompanhe nosso Instagram para ver cases de sucesso de assessoria de comunicação.