Você precisa divulgar uma notícia e fica sempre em dúvida sobre como escolher a imagem para o release de imprensa? Ou você já possui uma assessoria e não entende o porquê da famosa solicitação de imagem “em alta e com créditos”? Então esse texto é pra você!
Um release sem foto é como um jardim sem flores. É como um estádio sem jogo. Ou ainda, como um corpo sem coração. Essas analogias surgiram em uma conversa aqui no escritório esses dias. A Dinâmica é a maior e a mais antiga assessoria de imprensa da região. Já vimos muitas mudanças no jornalismo. Mas o que não muda é que a imagem que acompanha o press release é sempre um ponto de cuidado.
Ainda mais nos dias de hoje, quando 100% dos veículos de mídia são digitais. Se não enviarmos uma foto linda, chamativa, em alta e com créditos do fotógrafo, pode ser que a nossa pauta, por mais importante que seja, se torne desinteressante.
A expressão “uma imagem vale mais que mil palavras” se aplica perfeitamente a essa situação. Em tempos digitais e “instagramáveis”, a ilustração de uma notícia é primordial. Mas chega de conversa e vamos ao que interessa: quer saber como produzir uma imagem fantástica para o seu release?
5 dicas para conseguir uma boa imagem para release
1 – Invista
Sempre que possível, contrate um fotógrafo profissional. Ele saberá medir a luz, o ângulo, as poses, vai destacar as cores e a informação que precisa ser passada. Em toda a imagem, o veículo de comunicação vai pedir os “créditos”. Significa que eles precisam mencionar o autor daquela imagem, para fins jornalísticos e de uso de imagem. As famigeradas menções “acervo pessoal” ou “divulgação” não se aplicam à releases de imprensa. Sempre é preciso mencionar o nome de quem gerou aquela imagem.
2 – Posição da foto
Para a imprensa, as fotos precisam sempre estar na posição horizontal. A posição vertical favorece apenas o formato “storie” de rede social. Então, se for fotografar ou filmar com o celular, faça isso com o celular “deitado”.
3 – Imagem em alta
Quando falamos que a imagem precisa estar em alta, significa que ela precisa estar com boa resolução. Nem tão pequena que fique “pixelada” nem tão alta que não seja possível enviar num e-mail como anexo. O tamanho médio fica em 3MB.
Fotos enviadas pelo WhatsApp perdem a qualidade. Envie sempre por e-mail.
4 – Renomeie a sua imagem
Como as notícias são, muitas vezes, em portais online, até a imagem pode ajudar na indexação (busca orgânica do Google). Uma imagem com o nome IMH0708_ não quer dizer nada. Mas se você renomear ela para “Fachada Dinâmica Caxias do Sul. Créditos João Silva”, fica mais fácil do Google achar a notícia.
5 – Tenha mais que uma opção de imagem para cada release
Muitas vezes o seu assessor tem como estratégia utilizar imagens exclusivas para alguns jornalistas, fazendo com que cada jornalista se sinta prestigiado de igual forma e garantindo um melhor aproveitamento editorial. Então sempre garanta pelos menos 3 opções de imagem, pode ser um fundo diferente, uma diurna e uma noturna, ou se for de pessoas, com looks diferentes.
O que não fazer?
A imprensa não vai aproveitar a sua noticia se:
- Não tiver foto
- A imagem for um render (projeção)
- For uma peça publicitária (propaganda)
- Estiver em baixa qualidade
- Tiver somente opções na vertical
- A logo ocupar mais do que 30% da foto
- Se não tiver créditos
- Possuir texto ou marca d’água inseridos na foto
- Alguns jornalistas não aproveitam a foto se ela já estiver publicada em algum outro material (foto exclusiva) – Depois que sair na imprensa você pode usar e abusar das suas fotos como em sites ou redes sociais.
Exceções:
- Algumas fotos sociais, como em eventos, podem ser feitas (e até ficam mais bonitas) no formato vertical.
- Se o empreendimento é uma obra e não está finalizado, pode ser enviado um render (simulação), os créditos neste caso são do escritório de arquitetura responsável.
Foto Boneco
Foto “boneco” é o nome que se utiliza na imprensa para as fotos de pessoas no momento em que se apresentam como fontes da empresa. É a sua “foto de perfil corporativo”.
Lembretes para as imagens para release de imprensa:
- Fazer mais de uma opção de fundo (fundo claro e fundo escuro). Com e sem logo ao fundo. Fotos preto e branco são bonitas, mas por serem conceituais, não são utilizadas na imprensa.
- Dress code: a dica aqui é: siga seu estilo. Se você não usa terno e gravata no dia a dia, sua foto também não precisa ser assim. Apenas evite roupas com estampa ou camisas com listras pois pode ocorrer uma ilusão de ótica. Cuidado com decotes e transparências.
- A maquiagem deve ser leve e o cabelo, seguindo a dica da roupa, deve estar como você usa no dia a dia.
- Nunca, nunquinha mesmo, jamais envie selfies.
Veja algumas inspirações de imagens para seu release:
Em resumo: a imagem pode ser a chave do sucesso do seu release
Uma boa imagem vai deixar o seu release completo e chamativo. Uma produção adequada, no formato ideal e com menção aos créditos vai mostrar a sua seriedade e profissionalismo como formador de opinião. O teor informativo e o apelo visual se complementam nessa hora. Com todas essas dicas, agora ficaremos esperamos ansiosamente a sua próxima notícia!