Para emplacar notícias da sua marca na mídia, antes, é preciso saber o que é pauta, o que é imprensa e aprender a linguagem jornalística, para não confundir reportagem com publicidade
Assim como a maioria das profissões, o Jornalismo também possui alguns termos de vocabulário próprio. Alguém de fora que escuta uma conversa entre dois jornalistas pode se deparar com expressões como “passagem”, “caco”, “ronda”, “calhau”, “sonora”, “pé”, “cabeça” e achar que o diálogo está, ironicamente, sem pé ou cabeça.
Aonde queremos chegar com isto? Bem, se você quer saber o que é pauta para imprensa, antes, é preciso saber o que é pauta e o que é imprensa, dentro do vocabulário jornalístico. Para emplacar uma notícia da sua marca na mídia, é preciso entender a linguagem dos jornalistas. Por isso, o indicado é contratar uma assessoria de imprensa, que já fala nessa língua.
Todavia, a assessoria de imprensa não convive diariamente na sua empresa e, portanto, não tem como ficar sabendo de todos os acontecimentos que ocorrem por lá e que podem virar notícia. Quem vai informar a assessoria sobre estes fatos, para que eles se tornem releases, que serão enviados à imprensa e se tornarão notícia, é você!
Em suma: você não precisa falar fluentemente a linguagem jornalística, tal como a assessoria de imprensa que você contratar — mas precisa saber, ao menos, o básico, para poder diferenciar o fato corriqueiro da notícia, e identificar o que é pauta e o que é publicidade.
Foi pensando nisso que nós, da Dinâmica Conteúdo Inteligente, desenvolvemos este artigo. Acompanhe, estude e, quem sabe, você não termina esta leitura falando Jornalismo fluentemente, emplacando notícias da sua marca na imprensa?
O que é imprensa?
Para muitos, a palavra “imprensa” é tida como um substantivo comum. Contudo, aplicada à realidade, esta denominação se encaixa muito mais como um substantivo coletivo. Assim como colmeia é o conjunto de abelhas, imprensa é o conjunto de jornalistas.
É o coletivo dos veículos de comunicação que exercem o Jornalismo e outras funções de comunicação informativa. Refere-se aos meios utilizados na difusão de informações, ao conjunto dos processos de veiculação de informações jornalísticas.
A imprensa é a mídia, que informa, fiscaliza, cobra e denuncia. É sinônimo de democracia e cidadania. A ausência dela significa ditadura.
O que é pauta para imprensa?
No dicionário, pauta é sinônimo de ajuste, acordo, convenção, pacto. No Jornalismo, não é bem por aí. Só se for um acordo entre o produtor e o repórter sobre qual vai ser a tarefa do dia.
Entretanto, o dicionário ainda traz outras definições mais próximas da realidade da imprensa: ordem do dia, agenda ou roteiro dos assuntos mais importantes a serem cobertos numa edição ou numa matéria de jornal, revista, programa de rádio ou televisão, etc.
Pauta, no Jornalismo, nada mais é do que o assunto, a temática, a notícia que ainda não foi escrita, montada ou gravada, mas que vai virar reportagem.
Quando o jornalista chega na redação para trabalhar, ele mesmo pode pesquisar e procurar qual vai ser a sua pauta do dia, ou pode já recebê-la de outro colega, produtor ou chefe de reportagem. A partir daí, ele começa a estruturar e desenvolver a notícia.
A pauta vai indicar as fontes que devem ser entrevistadas. Se for algo factual, indicará o local do ocorrido. Até mesmo os temas principais que devem ser abordados na reportagem podem estar presente na pauta do dia.
Contudo, a pauta não deve ser tratada como uma receita de bolo. Afinal, jornalistas contam histórias, e só quem observa pode contar. Ou seja, dependendo do que for observado, tudo pode mudar conforme o desenrolar dos fatos. A pauta é maleável e pode ser alterada de acordo com o público-alvo, com o timing e com os acontecimentos.
Pauta versus Publicidade
O conceito de pauta todo jornalista sabe, e você acabou de aprender. Agora, “o que é pauta” é uma pergunta que os jornalistas se fazem todos os dias.
Será que isso é pauta? Vale uma reportagem? É de interesse público? O que vai mudar na vida das pessoas saberem isso?
Estas são perguntas que você também deve começar a se fazer quando for indicar fatos e acontecimentos sobre a sua marca para a assessoria. Claro que o seu interesse é ter a sua marca na imprensa, por mídia espontânea (espaço conquistado por marcas em veículos ou canais de comunicação de terceiros sem que haja recompensa financeira). Contudo, nenhum jornalista vai publicar uma notícia que não seja pauta, que não seja de interesse público, que não cause algum impacto ou significado na vida das pessoas.
Se o fato que você quer divulgar não cumpre esses requisitos, ele não é uma notícia, mas uma publicidade da sua marca, que deve ser tratada com o setor comercial da empresa, e não com a redação jornalística.
Muitas assessorias de imprensa esbarram na dificuldade de convencer as empresas que o assunto sugerido, a ser enviado para a imprensa, está mais para publicidade do que para reportagem, porque as marcas insistem em tentar emplacar um comercial “gratuito” na seção de notícias. Carinhosamente, um conselho de amigo: não seja essa pessoa!
Agora que você já sabe o que é imprensa, o que é pauta e, principalmente, o que NÃO é pauta, está praticamente fluente em Jornalismo. Sabe o que isso significa? Emplacar notícias da sua marca na imprensa por mídia espontânea, construindo divulgação, credibilidade, além de tráfego de referência e autoridade de domínio. Com isto, o crescimento da sua empresa vai ser apenas uma consequência.
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