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Press kit e a importância no relacionamento entre marca e imprensa

O press kit é uma estratégia de comunicação tão eficaz quanto o release, a sugestão de pauta ou o follow. É um dos produtos da assessoria de imprensa criado como uma ferramenta de estratégia de comunicação e relacionamento entre uma marca e a imprensa. Nele, geralmente estão presentes objetos que contenham ligação com um produto ou serviço oferecido pela empresa. Não se trata de um mimo, agrado ou presente, mas da representação física de uma pauta que merece destaque para a marca.

A ação geralmente é está associada à divulgação da pauta para jornalistas de toda a imprensa ou de um veículo e específico. Atualmente, com o aumento da visibilidade nas redes sociais, a ação passou a ser realizada também com um público diferente: os influenciadores digitais.

Qual a importância do press kit para as empresas e quais são os benefícios?

A ação é realizada pela assessoria de imprensa para antecipar ou divulgar uma pauta, buscando gerar mídia espontânea em jornais, revistas, blogs e sites. Por meio da estratégia, a marca também amplia o relacionamento com a imprensa. Além disso, o press kit ajuda a aumentar a visibilidade, o que acarreta um grande crescimento na venda de produtos e prestação de serviços.

Qual o custo para a elaboração de um press kit?

Atualmente, para estar inserido em uma mídia digital, seja nos veículos tradicionais, ou nas redes, o custo é bastante alto. Por isso, outra grande vantagem das ações de envio de press kit é o custo atrativo, fazendo com que a estratégia seja indicada para empresas de diversos portes e áreas de atuação.

O valor do press kit varia de acordo com o objetivo da marca, visto que alguns fatores influenciam diretamente na precificação:

  • Nível de personalização dos produtos para cada um dos presenteados
  • Distância da entrega: necessidade de entregadores ou correios para imprensa de outras localidades
  • Apresentação e embalagem: é preciso considerar o tipo de divulgação a ser feita. Um evento de luxo precisa ter um kit à altura do que está em pauta.
  • Quantidade de pessoas a serem presenteadas

Para a assessora de imprensa Lisiane Zago, “O mais interessante nesta ação de relacionamento está no vínculo estabelecido entre o jornalista e a marca quando ele é surpreendido pelo cuidado nos detalhes e na ligação estreita com o propósito da pauta a ser comunicada. Se imagens valem mais do que mil palavras, certamente, o press kit pode ser um aliado para fortalecer uma pauta e espelhar o que precisa ser dito”.

Como montar um press kit de qualidade?

Primeiramente, para que o press kit possa alcançar o público de jornalistas desejado, é necessário criar uma segmentação de jornalistas e influenciadores com áreas de atuação iguais ou semelhantes ao produto ou serviço da marca. Para isso, é preciso conhecer a pessoa que vai receber o kit, caso contrário, a ação não irá gerar o efeito desejado.

Além dessa coesão entre a empresa, jornalistas e influenciadores, é indispensável que o press kit seja criativo e tenha em sua composição objetos interessantes e úteis, que possam passar o que realmente a marca deseja. As informações do release devem guiar a forma de montagem desse kit, para que a pauta seja facilmente entendida por meio dos objetos. Tudo se trata do storytelling.

Outro fator que ajuda a aumentar o interesse da imprensa na sua marca é adicionar junto ao press kit mensagens personalizadas para cada jornalista ou influenciador. Assim, a ação se torna ainda mais pessoal e torna sua estratégia de comunicação ainda mais eficaz.

Como saber o momento certo de essa estratégia de comunicação de uma marca?

Como já falamos anteriormente, o press kit tem como objetivo ajudar na divulgação de uma marca gerando mídia espontânea. Portanto, o material deve ser utilizado e criado em situações especiais como lançamentos de produtos, inauguração de um espaço ou promoção de algum evento.

Outra ideia bastante interessante é adotar o press kit no momento de fazer um convite. Personalizar o material e utilizar o mesmo para convidar os jornalistas e influenciadores para um evento de inauguração, apresentação de serviço ou até mesmo para uma coletiva de imprensa, mostrando que a presença do profissional no dia é de extrema importância, ajuda a estreitar os laços, além de demonstrar o cuidado e atenção para que o jornalista dê espaço para a marca.

Dicas para criação de um bom kit

Quer criar o press kit ideal e que fale sobre a essência da sua marca? Para isso, existem algumas ações importantes que podem ser conferidas abaixo:

  • Crie um conceito que seja a cara da sua marca: O primeiro passo para um press kit que gere interesse, é criar um conceito único. Seja qual for o ramo, produto ou serviço, é necessário que o kit converse com o público e transmita a essência da produção.
  • Acompanhe todo o processo de produção: É importante estar presente desde a escolha dos itens e do formato, até o momento da embalagem final e, se possível, participar e se envolver em cada detalhe;
  • Deixe quem recebeu o kit livre para publicar ou não a respeito: É indispensável compreender que você está enviando algo para que a imprensa conheça a sua marca e eles irão mostrar se desejarem realizar uma publicação no momento que acharem oportuno. Se quiser algo detalhado e urgente, entre em contato para realizar uma ação paga.
  • Seja fiel a identidade visual da marca: Adicione cores, objetos, tags e elementos que mostrem um pouco sobre a marca de uma forma que não fique exagerado. O objetivo é fazer com que as pessoas se interessem pelo assunto e associem rapidamente tudo o que for relacionado a ele.

O press kit sem dúvidas é uma das ferramentas mais eficazes na estratégia de comunicação de uma marca. Além de criar e manter uma relação com os profissionais de imprensa, sua principal vantagem é aumentar a visibilidade na mídia de forma espontânea. Se usado com criatividade e de forma personalizada, ele fortalece ainda mais o empreendimento e ajuda a gerar autoridade no mercado.

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