É sabido que uma estratégia de divulgação na imprensa, se bem elaborada, pode colaborar para alavancar o sucesso de um negócio, evento ou campanha. Para garantir que isso ocorra, existem diversos recursos que podem ser aplicados, como o press release — ou release para os íntimos.
Essa ferramenta é uma das muitas utilizadas pela assessoria de imprensa e pode ser definida como um formato de matéria jornalística que atende às necessidades de divulgação de uma empresa, organização ou figura pública. Com ela, é possível espalhar a sua mensagem em diversos veículos de comunicação, sejam eles online ou offline.
Nas redações, os repórteres estão sempre atentos para assuntos que possam virar notícia e, em dias pouco movimentados, ter um release em mãos pode ajudar a preencher um espaço nas páginas dos jornais. Agora imagine que é o seu release na caixa de entrada desses jornalistas… Sua marca pode virar assunto na mídia sem custo e, de quebra, ainda ficar conhecida por muita gente!
Neste artigo, nós, da Dinâmica Conteúdo Inteligente, vamos te contar o que é um press release, tim tim por tim tim, e te explicar como ele pode (e deve) ser utilizado na sua estratégia de comunicação com a imprensa.
O que é um press release?
Como já falamos, o press release é uma das muitas ferramentas de uma assessoria de imprensa. Esse tipo de texto — também conhecido como comunicado de imprensa ou boletim de imprensa — é uma espécie de matéria moldada para a leitura de um jornalista, que apresenta uma novidade ou um assunto de interesse do público alvo desse profissional. Essa distinção é muito importante, pois pauta e publicidade diferem (e muito) entre si.
Os temas abordados neste boletim podem variar muito indo desde a divulgação de um evento, novas parcerias firmadas, até a notícia sobre o lançamento de produto ou um serviço, por exemplo. A ideia é que esse material seja direcionada à mídia, sem ser destinado para o público final. É a partir desse “contato” que o repórter irá produzir conteúdo sobre o fato noticiado, e a sua marca, para o veículo de comunicação em que trabalha, seja ele um jornal, um site, um blog, uma estação de rádio ou canal de televisão.
De que é composto um release?
É importante que você saiba o que esperar de um release quando enxergar um e, por isso, apresentamos agora a sua estrutura básica. Assim como outros textos jornalísticos, esse comunicado deve responder algumas perguntas fundamentais (Quem?, O quê?, Onde?, Quando?, Como? e Por quê?) para que o repórter consiga elaborar sua notícia. Além de um título atraente para despertar o interesse pelo texto logo de cara, o release deve conter um lead — termo técnico de conceito simples que pode ser definido como um pequeno parágrafo em que são resumidas as informações que estarão dispostas ao longo do material — caprichado. A estrutura do boletim deve contemplar, sempre, as respostas para as perguntas que citamos anteriormente e ser igualmente interessante para que o jornalista continue a leitura até o final. Após a conclusão do texto, é fundamental incluir um trecho que fale sobre o seu negócio e disponibilizar seu contato (ou o contato da sua assessoria de imprensa).
É importante ter em mente que sua empresa precisará estar disposta a ceder algumas informações sobre o assunto que quer divulgar para que um boletim de qualidade seja estruturado. O release precisa conter dados e fatos, uma vez que não se trata de um texto publicitário e, sim, jornalístico.
Press release como estratégia
Para emplacar uma notícia do seu negócio na mídia, é importante conhecer as rotinas de uma redação e manter um relacionamento com os jornalistas. Por isso é indicado contratar uma assessoria de imprensa especializada como a Dinâmica Conteúdo, que, com sua ajuda — afinal, o assessor não convive diariamente na sua empresa e precisa ser comunicado dos fatos relevantes que ocorrem nela — irá desenvolver releases para informar à imprensa de pautas que podem se tornar notícia.
Vale dizer, aqui, que quem redige os textos a serem enviados para os veículos de comunicação é jornalista e que, assim como seus colegas de redação, esse profissional também sabe diferenciar o que é uma pauta válida ou não. Além disso, para construir os releases da maneira mais assertiva possível, os assessores de imprensa costumam realizar entrevistas com seus contratantes para coletar as informações mais relevantes para imprensa.
É por essa razão que não podemos deixar de reforçar que a informação do comunicado deve ser do interesse do público do veículo de comunicação que recebe o boletim e não somente do interesse da empresa que envia o press release. Assim, disparar o texto para uma lista de e-mails grande e genérica, é um dos piores erros que podem ser cometidos, já que existe uma grande chance de sua matéria não publicada. A assessoria de imprensa faz essa curadoria estratégica e direciona o material com exclusividade para os veículos de comunicação que irão realmente impactar o seu público e atingir suas metas de forma certeira.
É também com o press release que você pode conseguir a primeira de muitas reportagens, já que ele serve como referência para publicações futuras, agregando valor à sua empresa. Essa mídia espontânea, em que você não paga nada pelo espaço, ajudará tanto na divulgação da sua marca quanto na construção de uma reputação como especialista no segmento. Além disso, essa divulgação irá ajudar você a construir tráfego de referência e autoridade de domínio. Tudo de bom, né?
Agora que você já sabe o que é press release e como utilizá-lo na estratégia de relacionamento com a imprensa, sua marca só pode crescer!
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