Case de sucesso: assessoria de imprensa para Engiture
A Engiture é uma empresa de engenharia industrial sustentável, com sede em Caxias do Sul. Eles realizam projetos tecnológicos e sustentáveis para promover o desenvolvimento socioambiental das comunidades.
Quando buscaram nosso serviço de , apresentaram um desafio bem diferente. Quer saber mais sobre essa história? Continue a leitura!
colocar link para a página de assessoria do site novo
Um desafio diferente de tudo o que já vimos
Esse job foi completamente diferente de outros, exigindo muito estudo e pesquisa para atender a expectativa do cliente de uma projeção nacional. Se tratava do lançamento do documentário “Voz & Energia”.
A narrativa da produção audiovisual mostra o projeto de Felipe Vaccari, proprietário da Engiture, que instalou um complexo de energia renovável na aldeia sagrada do povo Yawanawa, no Acre. O documentário buscava atrair empresas para engajarem no projeto e multiplicar a iniciativa transformadora que Vaccari havia iniciado.
O principal desafio foi sensibilizar a imprensa local de que uma pauta que beneficiava uma aldeia no Acre era relevante para a comunidade da Serra Gaúcha, afinal, a Engiture é daqui.
Quando Felipe escolheu uma aldeia distante para ajudar e registrar a iniciativa, ele ampliou horizontes, mas, ao mesmo tempo, fez com que a assessoria de imprensa se deparasse com o problema da distância: como atrair o público local com uma notícia que beneficiava uma comunidade tão remota?
Foi necessária uma abordagem abrangente para mostrar como era incrível um caxiense ter ficado sensibilizado com a situação a ponto de investir dinheiro, tempo e conhecimento técnico para resolver a necessidade de energia do povo Yawanawa.
A solução
Inicialmente, a pauta foi recusada pelos veículos de comunicação da região, que não viam argumento para vender uma obra que beneficiava uma aldeia tão distante. A saída foi oferecer a pauta a uma repórter da Rede Globo que atuava em Porto Alegre, mas era preciso ter um gancho forte para justificar a inserção do material na programação.
Foi então que a equipe de dinâmicos iniciou uma busca sobre eventos relacionados à energia solar que aconteceriam no Rio Grande do Sul. Encontramos uma feira que aconteceria em poucos dias, na cidade de Porto Alegre — era a solução perfeita para justificar a matéria.
Além disso, levantamos dados sobre a influência da energia solar no agronegócio, tornando a pauta mais consistente.
Resultados Obtidos
Atingimos um valor expressivo de mídia espontânea, com quase R$ 300 mil em aproveitamento editorial conquistado em apenas um job. Além disso, conseguimos atender a expectativa que o cliente tinha de expor seu trabalho nacionalmente, com a exibição de uma matéria no Jornal da Globo.
Algumas plataformas nas quais a matéria foi divulgada:
- Site do Jornal Pioneiro (Caxias do Sul);
- Site Movie Bloc (plataforma global);
- Site da Gazeta da Semana (São Paulo);
- Jornal da Globo (nacional);
- Site AB Notícia News (Lauro de Freitas, BA);
- Site Jornal do Belém (Belém, PA).
A maior lição que fica após este job é a necessidade de estarmos por dentro do que acontece ao nosso redor e de termos resiliência. Essa matéria foi resultado de um trabalho incansável, com inúmeras tentativas em oferecer a pauta para telejornais locais e estaduais.
Além disso, foi incrível poder trabalhar com um cliente solícito para atender a imprensa e também a nossa equipe. Vaccari sempre aceitou as viagens inesperadas para outras cidades para dar entrevistas. Com certeza, clientes dispostos a se empenhar pelas pautas e participar da venda da ideia são um diferencial essencial para que o trabalho de assessoria de imprensa seja bem-sucedido.
Também está disposto a trabalhar junto com o nosso time para fazer seu projeto alcançar audiências incríveis?