Case de sucesso: Soprano
A Soprano é uma empresa multinegócios que atua nos segmentos de casa e construção, abrangendo quatro unidades de negócios: MatCon, Utilidades Térmicas, Componentes para Móveis e Energias Renováveis.
Possui matriz em Farroupilha (RS), com unidades em Caxias do Sul (RS) e Campo Grande (MS). Atualmente, a marca oferece um portfólio de mais de 4 mil itens produzidos para o mercado brasileiro e de outros países da América Latina.
Somos parceiros da Soprano há muito tempo: depois de atendermos a empresa nos anos 1980 e 1990, voltamos com tudo e estamos trabalhando novamente juntos desde 2018.
Qual era o desafio na Soprano?
Para esse cliente, a necessidade era crescer em relevância com a imprensa, tanto de forma mais geral quanto técnica, além de ampliar o volume de links para a imprensa como um todo para difundir a marca.
Por ser uma empresa multinegócios, a Soprano alcança mercados diferentes para cada uma das suas unidades de operação. Assim, um dos grandes obstáculos a serem transpostos é estar presente em todos eles, atendendo regiões diferentes não só no Rio Grande do Sul, mas também em diferentes regiões do Brasil, de acordo com o produto que é oferecido aos consumidores.
Por isso, é um constante desafio para nós, enquanto assessoria de imprensa, levar conteúdos às vezes extremamente técnicos para a imprensa dos grandes veículos, além de revistas e portais segmentados.
ações realizadas
Entre as estratégias utilizadas pelo time, foram colocadas em prática ações de relacionamento e também de conteúdo. Foi necessário intensificar o follow up com a imprensa especializada, propondo a inclusão de pautas de economia, bem como a intensificação da presença dos porta-vozes em entrevistas para a imprensa local. A participação da nossa equipe em duas feiras nacionais (a FEICON e a Formóbile, ambas em São Paulo) também contribuiu para fortalecer o relacionamento da marca com a imprensa segmentada moveleira e da construção civil.
Além disso, a sugestão de artigos assinados para a imprensa também foi feita com mais frequência, tanto para o corporativo quanto para as unidades de negócios, o que também contribuiu para os resultados conquistados.
Considerando o grande volume de pautas que envolvem a Soprano, a diversidade de estratégias foi uma iniciativa assertiva, onde a assessoria de imprensa soube conhecer o cliente em profundidade e observar o que precisava ser melhorado, implementando as iniciativas necessárias que levaram ao resultado conquistado.
Em 2024, os números da Soprano foram inéditos e muito positivos. A empresa registrou avanços significativos na comunicação, com um aumento de 30,77% nos conteúdos produzidos e enviados.
Ainda, ampliou em 48,85% as inserções na mídia e obteve um crescimento de 100,15% no aproveitamento editorial, totalizando mais de R$ 1,4 milhão em mídia espontânea. Esses resultados mostram o fortalecimento da marca ao longo do ano, principalmente comparando-se aos números do ano anterior, que somaram um valor de R$ 729.007,53.
Os Resultados em Números
- R$ 1.459.129,54 em aproveitamento editorial total
- 68 conteúdos produzidos pela nossa assessoria de imprensa e enviados aos veículos de comunicação
- 323 inserções na mídia
Números de cada unidade:
MatCon: R$ 126.460,96 em aproveitamento editorial, com 14 conteúdos e 41 inserções
Componentes para Móveis (SCM): R$ 234.494,24 em aproveitamento editorial, com 13 conteúdos e 61 inserções
Energias Renováveis (SER): R$ 114.698,06 em aproveitamento editorial, com 8 conteúdos e 34 inserções
Soprano Corporativo (CEM): R$ 619.240,59 em aproveitamento editorial, com 19 conteúdos e 109 inserções
Utilidades Térmicas (SUT): R$ 366.655,59em aproveitamento editorial, com 9 conteúdos e 61 inserções
Confira nossas conquistas editoriais:




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