A Google News Initiative (GNI) lançou nesta quarta-feira (15.abr.2020) uma nova iniciativa para apoiar redações locais ao redor do mundo em meio à crise desencadeada pela pandemia da covid-19. O objetivo é fortalecer as redes de comunicação voltadas para notícias da comunidade.
O Fundo de Auxílio Emergencial ao Jornalismo é direcionado a pequenas e médias organizações de mídia que tenham presença digital e produzam conteúdos voltados para suas comunidades. Projetos brasileiros são incentivados a serem inscritos. As inscrições devem ser feitas em inglês até 29.abr.2020.
As organizações de mídia de pequeno e médio porte devem empregar formalmente de 2 a 100 jornalistas. Empresas locais cuja redação empregue mais de 100 jornalistas também serão avaliadas pela equipe do GNI, com base na urgência em fomentar a produção jornalística na região em que estão localizadas.
No ato da inscrição, serão solicitadas informações como as intenções de utilização do financiamento e as publicações já realizadas. O material deverá ser enviado em inglês. Neste link, é possível conferir informações sobre perguntas frequentes relativas ao processo de submissão.
O financiamento dependerá dos projetos e está na casa dos milhares de dólares ou euros para pequenas redações locais até dezenas de milhares de dólares ou euros para redações maiores.
Para esclarecer possíveis dúvidas, a GNI realiza uma conversa online nesta quinta-feira (16.abr.2020), às 11h (horário de Brasília). Acesse aqui para participar.
Foto: Google News Initiative presente no Congresso da Abraji, em 2018.