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Desempenho nas buscas do Google: Quais conteúdos produzir para melhorar o ranqueamento?

Melhorar o desempenho nas buscas do Google é fundamental para alavancar melhores resultados. Para que isso aconteça, você pode — e deve — investir conteúdos ricos, listas e guias voltados SEMPRE para a sua Persona. Além disso, otimizar o SEO e apostar em estratégias de link building são boas ações para garantir um melhor ranqueamento.

Você já sabe que qualquer empresa que quer continuar sendo relevante para seus clientes na atualidade precisa ter visibilidade online, certo? E que, para se destacar nesse universo, é preciso elaborar e  investir em materiais de qualidade você também já entendeu, não é? Nesse sentido, quais conteúdos produzir para aumentar meu desempenho nas buscas?

Não há como negar, hoje o conteúdo é rei. A maior prova disso é o crescimento de estratégias com o Inbound Marketing e Marketing Digital, que ajudam a desenvolver, fortalecer e melhorar o relacionamento dos clientes com empresas dos mais variados segmentos. Uma das melhores maneiras de se destacar nesse meio online é estar bem ranqueado no Google e outros buscadores, afinal, é ali que os usuários encontram produtos e serviços que procuram.  

Para que você saiba quais conteúdos produzir para aumentar o desempenho nas buscas, nós, da Dinâmica Conteúdo Inteligente, separamos algumas dicas. 

Para o desempenho nas buscas… Otimize o SEO do site da sua empresa 

Como já dissemos, uma das maneiras de se destacar no universo do Marketing Digital e Inbound Marketing é estar bem ranqueado no Google e outros buscadores. Para isso é fundamental que seus conteúdos tenham um bom SEO. Calma, se você nunca ouviu esse termo, a gente explica!

Search Engine Optimization (SEO) ou, em português, otimização para mecanismos de busca nada mais é do que conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. Essas melhorias buscam alcançar bons rankings orgânicos de forma a gerar tráfego e autoridade para um site ou blog. Fácil, né? 

Na prática você pode melhorar o SEO do seu negócio com algumas atitudes simples. A primeira dela diz respeito à utilização de palavras-chave, também chamadas de termos de busca. Essas expressões ajudam a melhorar o ranqueamento e devem estar presentes na URL, título do texto, corpo do artigo e assim por diante. Existem ferramentas para encontrar os termos de busca mais relevantes para seu negócio e, contar com a ajuda de um especialista tornará esse processo ainda mais fácil. 

Outra ação que pode ser empregada para melhorar a otimização do SEO está relacionada ao link building, que pode ser definido como um conjunto de estratégias para construção de uma rede de links (sejam eles internos ou externos) em uma página. A utilização desses links — que devem ser relevantes e fazer sentido dentro do conteúdo — mostram ao Google a popularidade e a autoridade do site.

Na mesma linha, o guest posting ou artigos de convidados oferecem a possibilidade da publicação de conteúdos em outros blogs ou sites que não sejam o seu, aumentando sua relevância para os buscadores. 

Agora que você entendeu a importância da otimização do SEO está pronto para descobrir quais conteúdos produzir para aumentar seu desempenho nas buscas. Vamos lá?

Sua Persona é quem define seu desempenho nas buscas

Depois de tanta conversa para o SEO é chegada a hora de nossa primeira dica — finalmente, alguns diriam.

Se você está familiarizado com os termos do Marketing Digital e Inbound Marketing, sabe que uma persona é um personagem semi fictício, fundamentado em dados reais, que reproduz o cliente ideal de um negócio. Ela é fundamental — e uma das principais ferramentas — para empresas que direcionam suas estratégias no consumidor e querem produzir materiais exclusivos para ele. 

Por isso, quando pensar em qual conteúdo produzir para melhorar seu desempenho nas buscas tenha SEMPRE em mente sua persona. Seu material, seja ele um blog post, ebook ou infográfico, deve responder a uma dúvida ou anseio dela bem como estar relacionado a palavras-chave que ajudem no ranqueamento. 

Seja útil. É somente com conteúdo relevante para sua persona que seu blog e site irão decolar!

Invista em listas e guias

Conforme um estudo publicado pela SEMrush — um dos gigantes quando o assunto é SEO — artigos com títulos de lista recebem 2x mais tráfego e 2x mais compartilhamentos do que outros tipos, além de terem um enorme potencial de viralização. Isso já nos dá uma pista do que as pessoas, independentemente do segmento, gostam de consumir.

Guias também são uma ótima estratégia para garantir um melhor desempenho no ranqueamento. Isso porque eles funcionam como uma material extremamente didático e solucionam a dúvida ou dor da sua persona. Não custa reforçar: seja útil!

Aposte em conteúdos ricos

Não tenha medo de criar textos mais longos e ricos

Posts mais abrangentes e aprofundados costumam gerar maior engajamento e chamar mais atenção mais atenção. Ainda de acordo com a pesquisa desenvolvida pela SEMrush, conteúdos mais ricos obtêm 3x mais tráfego e 4x mais compartilhamentos

Porém, não queremos dizer que você deve evitar os materiais curto. É importante que o tamanho do seus conteúdos varie conforme a estratégia que você está desenvolvendo para atrair sua persona.

Ao escrever para sua persona, investir em lista/guias e apostar em conteúdos ricos, temos certeza que sua marca conquistará em breve o espaço que você deseja no meio digital. No blog da Dinâmica Conteúdo Inteligente você encontra outros artigos para melhorar ainda mais seu desempenho nas buscas!

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