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Link Building constrói autoridade no Google?

O meio digital funciona com “termômetros” de popularidade. Sabe o que pode aumentar a “temperatura” do site da sua marca? Link Building!

Se você chegou até esse artigo, significa que está tentando conquistar espaço no meio digital, ou seja, quer que a sua marca seja uma das primeiras a aparecer nos resultados de busca do Google quando as pessoas procuram pelo ramo do seu negócio.

Dentro do Inbound Marketing — aquele marketing que faz o cliente procurar pela marca, e não o contrário — existem estratégias. Dentre estas estratégias, estão as de SEO — Search Engine Optimization, ou seja, Mecanismo de Otimização de Buscas (que é o que você quer fazer com a sua marca na internet). E, finalmente, dentre as estratégias de SEO, está o Link Building!

Confuso? Vamos recapitular de uma forma mais didática:

Ou seja: a estratégia de Link Building é uma das estratégias de SEO, que é uma das estratégias do Inbound Marketing. Simples, não? Agora, só falta entender o que é esse tal de Link Building!

O que é Link Building?

A Resultados Digitais (RD), empresa parceira da Dinâmica, referência em Marketing Digital na América Latina, traz uma ótima definição: a ação de Link Building se resume em conseguir backlinks, ou seja, links em outros sites apontando para o seu site de maneira natural ou não.

Você acabou de passar por um exemplo de Link Building e, talvez, nem tenha percebido. No parágrafo anterior, se você clicar em “Resultados Digitais (RD)”, será redirecionado para o site da nossa parceira. Assim como, em outros blogs ou sites de notícia, você pode encontrar links que o tragam para cá, para o blog da Dinâmica.

Construir essa rede de links, que te leva de um site a outro, possui muitos objetivos. Um deles é expandir o conhecimento do leitor, permitindo que ele explane cada vez mais o assunto em que está interessado, oferecendo, de maneira natural, links de novos conteúdos ao longo da leitura.

Backlink interno

Se você voltar ao segundo parágrafo deste artigo, por exemplo, e clicar em “Inbound Marketing”, será levado para outro artigo do nosso blog, que explana mais profundamente este conceito. Assim, quem ainda não tem ideia do que é esse tal de Inbound, pode, antes, ler aquele conteúdo, para, depois, retornar aqui e aprender sobre algo mais específico dentro das estratégias de Inbound, como o Link Building.

Neste caso, estamos falando de um backlink interno, ou seja, o link está aqui, em um artigo no blog da Dinâmica e te leva para outro artigo, mas que também é do nosso blog. Para construir autoridade no Google, você precisa conseguir backlinks em outros sites.

Backlink externo

Todo link adicionado em outro site ou blog, que direciona o usuário para os conteúdos, produtos e serviços da sua marca, são backlinks externos. Uma vez que os leitores de outros sites podem descobrir o seu por meio desses links, você consegue gerar mais tráfego.

Outra vantagem:a quantidade de backlinks externos, para o Google, funciona como um “termômetro” que indica o nível de popularidade ou importância do seu site. Em suma: quanto mais você investir em Link Building, mais relevância e popularidade nos mecanismos de busca você terá, gerando mais tráfego e conseguindo melhores posições no ranqueamento.

Como conseguir backlinks?

Agora que você já entendeu a importância que a estratégia de Link Building tem para o SEO que, por sua vez, é essencial para o Inbound Marketing, que, não menos importante, é fundamental para trazer o cliente até a sua marca (ufa!), só falta saber como conseguir backlinks para o seu site!

  • Não compre backlinks imediatamente

Sim, existe como comprar backlinks em outros sites, e você pode fazer isso, mas não imediatamente. O ideal, antes de tudo, é tentar conquistá-los. Afinal, o Google sabe o que você comprou e o que você conquistou, e isso possui uma grande diferença para aquele “termômetro” de popularidade.

  • Faça parcerias

Agora, o que o Google não sabe, é se você conseguiu alguma parceria com outros sites de domínio, para que eles coloquem links do seu site lá, e para que você coloque links dos deles no seu. Na verdade, o Google vai desconfiar, mas ele vai adorar!

  • Crie conteúdos relevantes

Essa é a dica de ouro: se o seu conteúdo for relevante, as pessoas vão querer lê-lo, vão querer indicá-lo e outros sites vão querer usar o seu como referência para os seus conteúdos. A melhor estratégia de Link Building, portanto, é construir sempre um conteúdo inédito, cativo e relevante.

Ao colocar estas estratégias em prática, não vai demorar muito para que a sua marca conquiste o espaço que você procura no meio digital e, consequentemente, também não vai levar muito tempo para que você alcance os resultados desejados.

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