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inbound marketing

Por que é importante investir em Inbound Marketing mesmo em meio à crise?

Você conhece a metodologia de Inbound? Sabe quais resultados ela pode trazer para a sua marca? Mesmo — e principalmente — durante a crise, o marketing que faz com que as pessoas procurem pela sua empresa, e não o contrário, merece atenção — e investimento

O que é Inbound Marketing?

Antes de saber as razões pelas quais você deve continuar investindo, ou até começar a investir em Inbound Marketing, mesmo durante a crise, é preciso entender o que é esse tal de Inbound, para quem ainda não sabe, ou só ouviu falar, ou até tentou entender, mas ainda não desvendou o mistério.

O contrário de Inbound é Outbound. Apesar de não ser muito conhecido por essa terminologia, o Outbound Marketing é aquela estratégia de marketing invasiva, que você não quer ver. É um anúncio de uma churrascaria em meio a um artigo sobre veganismo. É um comercial na televisão sobre chocolate em meio ao seu reality show sobre perder peso. Ou seja, é o marketing que atira para tudo que é lado, na esperança de, talvez, acertar um alvo que compre seu produto ou serviço.

Contudo, “atirar para tudo que é lado” é jogar dinheiro fora. Cada tiro, aliás, tem um custo. Aí que se encontra a vantagem das estratégias de Inbound Marketing: elas focam no público – ou melhor, na persona – específica, que quer e precisa – ou ainda vai descobrir que quer e precisa – do seu produto ou serviço. Diferente do Outbound, ou do marketing tradicional, no Inbound Marketing a empresa não vai atrás de clientes, mas explora canais como mecanismos de busca (SEO), blogs e redes sociais para ser encontrada. Ou seja, é o cliente que procura pela empresa, e não o contrário.

Claro que essas estratégias também requerem investimento. Entretanto, nenhum centavo será desperdiçado, porque os alvos são segmentados e os tiros são certeiros.

Por que investir em Inbound Marketing?

Se a própria definição do que é Inbound Marketing ainda não te convenceu que você deve investir nesse tipo de estratégia, nós, da Dinâmica Conteúdo Inteligente, apresentamos mais motivos pelos quais você deve investir no Inbound, mesmo durante a crise apresentada pela pandemia de COVID-19 – e principalmente durante ela.

  • Converter leads e gerar lucro

Inbound exige investimento, mas também gera resultados – e lucro. Mesmo em quarentena, as pessoas ainda precisam de produtos e serviços. Por mais que, talvez, elas tentem gastar menos devido à crise, na verdade, elas também vão passar mais tempo procurando e investigando qual o melhor produto ou serviço a ser adquirido.

As estratégias de Inbound também incluem trabalhar para colocar sua marca nos principais resultados de busca. Ou seja, se você tiver conteúdo relevante, se for uma marca na qual as pessoas estão engajadas, há grandes chances de converter leads e vender seu produto ou serviço.

  •  Mudar estratégias e acompanhar resultados

As estratégias de Inbound, que incluem o SEO (Search Engine Optimization), ou seja, a otimização para mecanismos de busca, podem ser acompanhadas, avaliadas e verificadas a todo momento, por meio de ferramentas como o Analytics.

É fácil e rápido perceber se suas técnicas estão funcionando. Isso faz com que você consiga avaliar destinar seus esforços e recursos na estratégia certa, que vai gerar o resultado que você quer no momento.

Se for preciso alterar a técnica durante a crise, você vai conseguir verificar rapidinho se as mudanças deram resultado.

  • Resultados a longo prazo

Eventualmente – todos torcemos para isso -, as coisas vão voltar ao normal. Não ao mesmo normal de antes, afinal, muitas coisas vão mudar, mas a crise vai ser superada e viveremos um novo normal. Nesse “novo normal”, as estratégias de Inbound ainda serão as que geram mais – e melhores – resultados.

As marcas que investiram em Inbound durante a crise vão ser as primeiras a sair dela. Apesar de também apresentar muitas vantagens a curto prazo, esse tipo de estratégia gera resultados a longo prazo excelentes, como leads fiéis, que acabam se tornando advogados da marca, divulgando para outras pessoas.

Inbound Marketing é a forma mais efetiva de manter a presença do seu negócio durante a crise, de superá-la, e crescer mais ainda depois dela.

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