O Topic Cluster, também conhecido como Conteúdo Pilar, é uma estratégia de SEO que tem ganhado cada vez mais força no marketing de conteúdo nos últimos anos. Na prática, podemos defini-lo como a estruturação de conteúdos em grupos distintos que giram em torno de um tópico principal — “pilar”— e se conectam entre si por meio de links internos.
Se você chegou até este artigo, temos certeza que já está familiarizado com os conceitos de marketing de conteúdo e inbound marketing. Mais do que isso, temos convicção de que você entende a necessidade do seu blog ou site da sua empresa ter e oferecer um blog com conteúdo de alta qualidade. Isso posto, é hora de falarmos sobre o Conteúdo Pilar — ou, se preferir uma pegada mais chique, Topic Cluster.
Vem com a gente, que vamos desvendar todos os mistérios dessa estratégia que é o futuro em SEO!
O que é Topic Cluster?
Antes de mais nada, um pouco de história. O Conteúdo Pilar é uma maneira de organizar o conteúdo concebida pela desenvolvedora de softwares norte-americana HubSpot. A empresa montou essa estratégia quando observou uma alteração na maneira que as buscas online são realizadas e uma mudança na forma como buscadores respondem à elas.
A ideia é evitar sair postando artigos e outros materiais levando em consideração somente as palavras-chave para um determinado tema. Com o Topic Cluster você tem uma ferramenta muito mais inteligente de planejar seus conteúdos. Isso porque, numa tradução bem literal, Topic Cluster significa “tópico” e “grupo”. Na prática, podemos dizer que o Conteúdo Pilar é um grupo de conteúdo que se organiza em grupos ao redor de um tópico principal de forma interconectada como na figura a seguir.
Como funciona o Conteúdo Pilar?
Observando a imagem acima, podemos afirmar que um Topic Cluster se trata de uma estrutura organizada. E, tendo isso em mente, para que seja possível tirar o maior proveito de seu arranjo é preciso desenvolvê-lo de forma planejada. Para tanto, é necessário ter uma visão geral da estratégia do seu blog ou site no momento de criar esse conteúdo. Isso porque um Topic Cluster é uma excelente ferramenta para otimizar seus resultados nos buscadores e tem um papel importante na sua estratégia de SEO.
De maneira simples, podemos afirmar que os links internos são como “portas” entre os conteúdos existentes em seu blog. Ao acessar uma página, é por meio de um clique nos links internos que você será redirecionado para outra aba. Assim, os links internos são fundamentais para que tudo funcione dentro de seu Topic Cluster. Afinal, é por meio deles que o conteúdo pilar se conecta aos clusters.
Essa “linkagem” entre as páginas facilita a navegação dos crawlers, robôs usados pelos buscadores para encontrar e indexar páginas de um site. Esses robôs navegam pelas abas do seu blog e faz com que as palavras-chave sejam mais facilmente encontradas e indexadas. Assim, colaboram para aumentar o tráfego, o ranqueamento e a autoridade do seu conteúdo. Mais tarde iremos falar um pouco mais sobre isso, já que essas são algumas razões para criar o Conteúdo Pilar e aplicá-lo na estratégia de marketing de conteúdo da sua empresa.
Como criar um Topic Cluster?
Agora o que você já entende o que é um Conteúdo Pilar e como ele funciona, podemos partir para uma explicação mais aprofundada de como estruturá-lo. Como já vimos, um Topic Cluster tem três elementos principais: o post pilar, os clusters ou grupos de conteúdos e os links internos que os conectam.
Para criar esse material rico é preciso inicialmente definir um tema central. Para isso é preciso que você já tenha sua persona e objetivos do seu blog bem definidos. Com essas informações em mãos, é mais fácil compreender as “dores” e perguntas que precisam de solução.
Pense na palavra-chave
Trazendo a brasa para nosso assado: a Dinâmica oferece serviços diversos no universo do marketing de digital. Assim, uma dúvida de nossos clientes está relacionada ao que é marketing de conteúdo, por exemplo. O que é essa estratégia? Como ela funciona? Será que pode ser aplicada no meu negócio? Esses seriam algumas “dores” dos nossos clientes.
Logo, o tema de nosso Conteúdo Pilar poderia ser “marketing de conteúdo”. A regra é que o Topic Cluster deve cobrir de forma abrangente um tópico tratado. Na prática, o post pilar será construído em torno de uma palavra-chave que refere-se — normalmente — a um assunto mais vasto. Dessa forma, devem estar resumidos todos os assuntos ligados as palavras-chave relacionadas, que vamos falar a seguir.
Em diversas situações a palavra-chave principal de um Topic Cluster acaba sendo superficial, com grande volume de busca, baixa conversão e relacionados a etapa de topo de funil. Porém com esses conteúdos “amplos” você consegue explorar outros assuntos internamente. Dessa forma, você mostra para um visitante quão importante é esse tema para sua empresa e o leva para outras páginas e etapas do funil.
Organize o texto por grupos de conteúdos
Após definir a palavra-chave principal de seu Conteúdo Pilar, chega o momento de descobrir quais os termos relacionados a ele. Ou seja, está na hora de criar os clusters ou grupos de conteúdo. Enquanto os Topic Clusters são mais “abrangentes”, esses grupos de conteúdo podem trazer conteúdos mais específicos e aprofundados. Isso porque eles se utilizam das palavras-chave relacionadas ao tema principal.
Os clusters irão ajudar a transformar o seu post pilar em uma página relevante para o buscador por meio da “linkagem” interna e irão colaborar para que seu conteúdo apareça nos primeiros resultados do buscador. Para poder criar esses backlinks — links posicionados estrategicamente ao longo de um texto para guiar o leitor — tanto no Conteúdo Pilar quanto nos artigos relacionados, você já deve imaginar que é necessário produzir diversos outros conteúdos sobre palavras-chave relacionadas e complementares a seu post principal. Essa troca de links cria uma teia de conteúdo em torno do seu Topic Cluster o que colabora muito para indicar a importância do seu site/blog como um todo para o buscador.
Até que é bem simples, não é?
Quais os benefícios do Conteúdo Pilar para sua empresa?
Depois de toda essa explicação sobre a estrutura/construção de um Topic Cluster a pergunta que não quer calar é: “por que devo aplicá-lo na estratégia de marketing de conteúdo da minha empresa?”. Já deixamos, ao longo deste post, algumas dicas de por qual razão você deve investir nesse formato — que pode ser trabalhoso, sim, mas que certamente compensará o esforço envolvido na produção do conteúdo.
Afinal, você sempre pode investir na contratação de uma empresa parceira que seja especialista em marketing de conteúdo como a Dinâmica Conteúdo Inteligente. Isso porque ao contar com uma equipe completa de analistas de SEO e redatores capacitados, as chances de que seu blog ou site decole aumentam. Mas, voltando o assunto, chegou o momento de esclarecer os benefícios de incluir a estratégia de Conteúdo Pilar no seu negócio.
Melhor ranqueamento no Google
Como já dissemos, a distribuição de backlinks faz com que várias páginas sejam acessíveis para o usuário e, consequentemente, para os crawlers dos buscadores. Ao explorar o uso de diversos links no Conteúdo Pilar, a página ganha autoridade e acaba distribuindo sua relevância para outras abas do site (como artigos relacionados) também.
Além de melhorar a distribuição de autoridade das páginas, os Topic Clusters também colaboram para aumentar a autoridade do domínio. Isso porque ele certamente irá facilitar a criação de novos links para o seu site de forma orgânica. Se seu conteúdo for realmente completo, logo se tornará uma referência no assunto. Outro benefício é que, normalmente, os Conteúdos Pilares geram excelente tráfego orgânico para o domínio da sua empresa.
Ao utilizar como termo principal uma palavra-chave mais “genérica”, a tendência é que o volume de buscas seja mais alto. E por ser um conteúdo completo, que oportuniza uma boa experiência ao usuário, a tendência é que a taxa de rejeição seja pequena e o tempo na página seja ampliado.
Mais leads qualificados
Vale lembrar que se você já aplica o Inbound Marketing em seu negócio, os Conteúdos Pilares podem ser ótimos para garantir conversões de leads qualificados, uma vez que por ser extremamente rico o Conteúdo Pilar faz com que o usuário tenha interesse de guardá-lo para consultas posteriores.
Depois de entender os conceitos e ver os benefícios, fica claro porque essa estratégia é tida como o futuro em SEO. Dessa forma, agora que você já conhece mais essa ferramenta, que tal receber uma consultoria de marketing gratuita para descobrir como a Dinâmica pode ajudar sua empresa a ingressar de vez nesse universo? Acesse e agende agora!