Pode ser até que você não perceba, mas sempre que vai ler um texto na internet o seu cérebro busca por certos padrões. Um deles, por exemplo, e o mais básico, é a língua em que aquele artigo está escrito. Outro é a linguagem, se faz sentido para aquele contexto, se traz muitos termos técnicos, se a ortografia está correta, etc. E, por fim, um outro fator importante na leitura de um texto é a escaneabilidade do conteúdo. Mas, afinal, o que isso significa? É o que veremos ao longo deste artigo. Então, vem com a gente.
O que é escaneabilidade e por que ela é importante para otimizar seu conteúdo?
Primeiro, vamos à definição. Em termos gerais, um texto escaneável é construído a partir de técnicas focadas em otimizar o conteúdo para facilitar a experiência do usuário. Em palavras mais simples, um texto bom de se ler. Mas não é apenas isso: um texto escaneável permite também uma leitura dinâmica do texto, o que é essencial, especialmente na internet.
Como assim? Por exemplo: se você está em busca de respostas e acessa o Google, provavelmente vai escolher alguns termos para realizar essa busca. Na página do seu buscador, aparecerão diversos resultados, e você vai escolher aquele que você acredita que tenha o conteúdo que procura.
Porém, você abre a página, e encontra um texto enorme, sem divisão de subtítulos, com grandes parágrafos e nenhum tipo de marcação, lista ou algo que facilite sua leitura. Provavelmente essa será uma leitura bem desagradável, certo? E a verdade é que a maioria das pessoas desanima ao encontrar artigos desse tipo. E é por isso que é tão importante tornar seu texto escaneável.
Como permitir uma leitura dinâmica do seu texto
Por tudo isso, um artigo com boa escaneabilidade deve contar com certas características próprias. Em primeiro lugar, ele precisa ser dividido em título e subtítulos, seguir uma ordem narrativa que faça sentido, ter algumas marcações para trechos importantes, entre outros aspectos. Além disso, um texto fácil de ler pode contar com diferentes tipos de mídia, como imagens, áudios, vídeo, infográfico e listas.
Enfim, existe um aspecto muito importante que ainda não mencionamos: a escaneabilidade também serve para auxiliar buscadores a encontrar seu conteúdo, ranqueando suas páginas em posições privilegiadas e aumentando seu desempenho no Google, por exemplo. E é aí que entra a importância na hora de escrever para SEO.
De que forma tudo isso afeta o seu trabalho de SEO?
A essa altura, você pode estar se perguntando exatamente isso. E a resposta é simples: você precisa que o seu texto tenha uma boa escaneabilidade, pois do contrário ele não será lido por ninguém. Parece radical, mas é a verdade. Primeiro, porque os buscadores como Google não entregarão seu texto para muitas pessoas, e ele perderá espaço nas páginas iniciais, que são as mais procuradas.
E segundo, porque mesmo que alguém chegue até o seu artigo, vai logo perceber que aquele não é um texto escrito para web, e provavelmente não terá a paciência de ler um grande texto corrido, sem divisão e organização alguma.
E é por isso que o SEO e a escaneabilidade andam juntos: um auxilia o outro na hora de “vender o peixe” do seu artigo. Afinal, de nada adianta um texto com um trabalho de SEO em cima de palavras-chaves, se ele não oferecer ao leitor um conteúdo agradável de se ler. Por isso, entender e aprender todos os elementos para montar um texto de qualidade é fundamental. E é isso que veremos agora.
Como escrever um conteúdo escaneável
Então, para começar, veremos algumas atitudes que você pode tomar na hora de escrever para a web com foco em SEO, possibilitando ao seu leitor uma leitura dinâmica de seus textos.
Cuidado com o tamanho do conteúdo
Já falamos sobre isso anteriormente, mas é importante ressaltar: em geral, as pessoas fogem de textos grandes. Ou, pelo menos, que “pareçam” grandes demais. Isso porque um artigo com escaneabilidade e que permita uma leitura mais fluida pode contar com muito conteúdo, e mesmo assim parecer algo fácil de ler, pois está dividido por tópicos.
Então, de nada adianta tomar os devidos cuidados em relação à gramática, ortografia e escolha de palavras, e otimizar seu conteúdo, se o artigo é longo e pesaroso. Uma dica é que, antes de publicar seu texto, pense em formas de facilitar essa leitura, algumas das quais ainda falaremos adiante.
Dê preferência a parágrafos pequenos
Mais uma dica de escaneabilidade que tem relação com o tamanho do texto e com oferecer uma leitura dinâmica para seus leitores. Então a regra é simples: evite blocos de texto imensos, que dão essa sensação de uma leitura difícil. Parágrafos muito grandes, além de pouco convidativos, dificultam que o leitor assimile suas ideias – e isso nunca é bom.
Portanto, entenda que a legibilidade depende mais do que o número de palavras, mas também do espaço vazio entre elas. É preciso permitir que seu leitor consiga entender onde terminam e onde começam as suas ideias. Para isso, invista em espaços em branco ao longo do texto, pois são essas quebras que vão dar mais respiro a sua página.
Divida o texto com subtítulos
Nunca esqueça dos subtítulos. Eles são um ótimo recurso para tornar seu texto mais atraente, uma vez que ajudam o leitor do outro lado a entender do que cada parte do texto está falando, além de deixar claro o que ele pode esperar da leitura completa deste artigo. Muitas vezes, seu artigo precisa entregar uma informação específica ao leitor, e os subtítulos são ótimos para ajudar nesse processo.
Em outras palavras, os subtítulos garantem ainda mais fluidez para o seu artigo, e despertar mais interesse para a leitura de pelo menos algumas partes do seu texto.
Formate o seu artigo
Essa dica é extremamente importante para a escaneabilidade na web. A ideia que você use a formatação do seu editor de texto para dar destaque aos trechos mais importantes do texto, usando negrito ou realce nas partes mais significativas. Um bom exemplo disso é usar o negrito nas palavras-chave do artigo, por exemplo, ou para destacar uma pergunta, que será respondida logo além.
Enfim, lembre-se também de fazer uso dos marcadores de título T1, T2, T3, T4, etc. Em geral, o T1 é sempre utilizado para o título do artigo, os T2 para os subtítulos, o T3 para intertítulos dentro dos subtítulos, e aí por diante.
Insira imagens e outros elementos no seu texto
Uma imagem vale mais do que mil palavras, alguns dizem, e em alguns casos vale mesmo. Por exemplo, você pode decidir transformar um texto de 2.000 palavras em um texto com a metade do tamanho, e acrescentar um vídeo ou um infográfico com aquelas informações que você retirou. Isso torna sua produção mais fluida e facilita muito a leitura.
Assim, adicionar elementos como imagens, listas, áudios, ilustrações, entre outros, oferece uma leitura mais simples e mais agradável. Além disso, isso também torna o artigo mais atraente e rico, e provavelmente com mais chances de ranquear páginas e melhorar seu desempenho no Google.
E então, o que achou do conteúdo deste artigo?
Acredita que essa foi uma leitura dinâmica (olha o trocadilho) e prazerosa? Teve uma visão ampla sobre quais assuntos seriam abordados neste texto? Se a resposta é sim, então cumprimos nosso objetivo. 🙂
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