O Marketing de Conteúdo pode ser entendido como a estratégia de marketing focada em produzir e distribuir conteúdo relevante para determinado público-alvo. Esse é um conceito muito importante dentro do Marketing Digital e que faz parte de uma estratégia ainda maior, chamada de Inbound Marketing.
Mas, qual a relação entre Inbound e Marketing de conteúdo, e por que esse tipo de estratégia está tão em alta? E mais importante do que isso: que vem primeiro, e qual depende do outro? Para definir melhor esses temas, neste artigo explicaremos um pouco sobre cada uma dessas estratégias de Marketing, explicando onde elas se encontram, onde se diferenciam e porque são tão importantes dentro da estratégia de comunicação de qualquer empresa. Vem com a gente!
Marketing de Conteúdo: conteúdo certo na hora certa
Certo, então Marketing de Conteúdo é uma estratégia de Marketing focada em produzir e distribuir conteúdo relevante. Para um profissional da área, isso pode fazer sentido, mas para muita gente essa explicação acaba sendo meio vaga. Em primeiro lugar, o que seria relevante? Quem determina essa relevância? E quais são os métodos para produzir determinado conteúdo para determinado público?
Então, antes disso precisamos entender a ideia de persona, e qual seu valor dentro da estratégia de Marketing. De forma bem resumida, a persona é a representação ideal do cliente de determinada marca, possuindo personalidade, interesses, frustrações e dores (as mesmas dores que o conteúdo buscará resolver).
Por exemplo: uma persona pode ser uma pessoa de 25 anos que acaba de ser promovida e decide começar a investir parte do valor de seu salário no mercado de ações. Essa pessoa, porém, não tem nenhum conhecimento sobre a área, não entende a diferença entre investimentos de renda fixa e variável e tampouco conhece empresas ou consultorias especializadas no assunto.
Nesse caso, uma empresa de consultoria de investimentos ou mesmo uma corretora poderia utilizar a estratégia de Marketing de Conteúdo para educar esse potencial cliente sobre o mundo dos investimentos, criando uma relação de confiança e de troca entre as partes. Em outras palavras, gerar valor para quem está lendo/ouvindo/vendo o que você produz.
Porém, até uma marca entender quem é essa persona, do que ela precisa e quais são suas necessidades, o caminho nem sempre é simples. Para isso, cria-se uma jornada de compra, e estuda-se esse cliente em potencial com profundidade, desde seus interesses e objetivos até suas preferências e necessidades. E é então que o Inbound Marketing entra em cena.
E o que é Inbound Marketing (e por que ele é importante)
Então, como pudemos perceber até este ponto, o Marketing de Conteúdo é a estratégia de produção de conteúdo que auxilia em todo o processo de compra, atraindo o seu futuro cliente até a sua marca de forma natural e espontânea (ou, em termos marketeiros, de maneira orgânica). Ou seja, ele é o combustível do Inbound Marketing.
Mas o que muita gente não sabe é que o Inbound vai muito além de criação de artigos para blog e conteúdos ricos. Ele é um conjunto de estratégias de Marketing que se baseia na criação e compartilhamento de conteúdo voltado para determinado público, com o objetivo de criar um relacionamento entre essas pessoas e a sua marca.
É através do Inbound Marketing que pessoas chegam até a sua empresa, sendo atraídas pela mensagem que você decidiu comunicar. Depois disso, torna-se muito mais fácil apresentar as soluções que você possui para um determinado problema. Não é à toa que muita gente chama esse tipo de estratégia de Marketing de Atração.
E a tal jornada do cliente?
Certo, entendemos do que se trata o Inbound Marketing, ou Marketing de Atração, mas talvez ainda não tenha ficado claro para você do que se trata a tal jornada do cliente. Em poucas palavras, ela representa todo o caminho que determinada pessoa deverá percorrer durante o seu processo de decisão de compra, partindo do momento em que está em busca de informações superficiais sobre o assunto até o ponto em que está decidida do que precisa e qual serviço ou produto deseja adquirir.
E é justamente porque diferentes pessoas estão em diferentes etapas dessa jornada que existe o chamado funil de vendas, em que cada etapa possui uma função diferente no processo de decisão de um possível cliente.
Assim como em um funil tradicional, o topo é onde existe a maior parte do seu público, e justamente por isso a produção de conteúdo também deve focar-se na mesma proporção em entregar conteúdos de qualidade e educativos, que atendam a essas necessidades.
Entretanto, é bem comum marcas que acabam traçando o caminho inverso, produzindo 80% do seu conteúdo voltado para venda (fundo de funil), e esquecem de construir uma relação de confiança entre a empresa e o cliente.
Afinal, quais são as chances de alguém que nunca recebeu nenhum conteúdo da sua empresa decidir, de uma hora para a outra, comprar justamente o seu produto, e não o do concorrente, que entrega um Marketing de Conteúdo interessante com artigos gratuitos e de qualidade constantemente? Difícil imaginar, não é?
Como funciona o funil de vendas
Então, em resumo, as 3 etapas do funil de vendas e da jornada de compra se dividem em:
- Topo: aprendizado e descoberta;
- Meio: consideração e intenção;
- Fundo: avaliação e decisão.
E cada uma delas possui uma importância específica e um momento específico de serem incluídas na jornada do seu cliente. Veja, nem tudo é apenas sobre entregar conteúdos superficiais (porém de qualidade) e de topo de funil, e nem tudo é apenas sobre oferecer os melhores produtos da sua empresa sem antes contextualizar a persona sobre o problema e mostrá-la porque aquilo é relevante. É tudo uma questão de equilíbrio.
E por falar em equilíbrio, não se desespere se você ainda tem dúvidas sobre as diferenças entre Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing, afinal, ainda há muito a ser dito. Assim como aprendemos neste artigo, este texto é um conteúdo de topo de funil, e tem como objetivo introduzir você ao assunto de uma forma leve e simples, para começar a entender as nuances e diferenças entre as variadas estratégias de Marketing.
Se você deseja aprender mais sobre o assunto, continue navegando pelo nosso blog e tente perceber as diferenças entre cada conteúdo, tentando entender em que fase do nosso funil eles se encontram. Já se você quer receber nossos conteúdos diretamente no seu e-mail, assine nossa newsletter e receba artigos diretamente no seu e-mail!
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