As definições de “influencer” foram atualizadas. Os microinfluenciadores digitais podem até não ter muitos seguidores, mas têm de sobra as métricas mais valiosa: conexão e identificação.
O termo “influenciador digital” foi usado, por muito tempo, para definir uma pessoa que:
- tinha uma grande quantidade de seguidores;
- tinha um estilo de vida desejável;
- pagava as contas com parcerias de publicidades em posts nas redes.
Não que esses fatores não possam ser mais recorrentes entre influenciadores, mas, finalmente, eles são insuficientes. Nesse universo, surgiram, portanto, os microinfluenciadores, que podem até não ter uma grande quantidade de seguidores, um estilo de vida desejável ou parcerias com publicidade. Entretanto, eles têm outros fatores que também influenciam — talvez não tantas pessoas, mas pessoas certas.
O que são microinfluenciadores?
Microinfluenciadores são uma versão de influenciadores mais segmentada e com maior engajamento proporcional. Eles não têm um status de celebridade. No entanto, quando esses criadores são agregados e trabalhados de forma coordenada, podem fazer uma diferença importante nos objetivos das marcas.
São pessoas comuns que em sua grande maioria possui um trabalho regular e levam seus perfis nas redes sociais como hobby. Contudo, justamente por terem seus perfis tão humanizados, geram uma maior identificação do público e uma taxa de engajamento mais elevada do que contas grandes.
Um macroinfluenciador pode entregar ao seu negócio métricas de vaidade, como alcance e prestígio. Já um microinfluenciador entrega entendimento e confiabilidade. Ambos fazem parte da estratégia do marketing de influência.
O que é marketing de influência?
É uma estratégia que utiliza a parceria com digital influencers, baseada na criação de laços de confiança e geração de engajamento. Consiste em praticar ações focadas em pessoas que exerçam influência ou liderança sobre potenciais compradores. Como benefício, os influenciadores interferem nas decisões de compra dos clientes a favor de uma determinada marca. Isso ocorre porque estabeleceram com ela uma relação de confiança legítima.
O marketing de influência já não é tendência futura: é uma realidade. Afinal, no cenário em que vivemos, quem não está na internet, basicamente não existe. Radical demais, talvez, mas é quase isso. Lá, o público influencia e é influenciado constantemente por textos, imagens, áudios e vídeos. Eles são capazes de mudar a opinião das pessoas sobre assuntos e, inclusive, as decisões de compra em relação a produtos e serviços.
Por que usar microinfluenciadores na assessoria de imprensa?
- Porque, o que lhes falta em alcance, os microinfluenciadores compensam em segmentação. Segmentação é importante para qualquer estratégia na assessoria de imprensa, seja no disparo de press releases ou em mídias sociais. Pensar em nicho é a melhor maneira de conquistar resultados;
- Porque, na hora de comprar um produto ou formar uma ideia, as pessoas passaram a considerar muito mais a opinião ou a indicação de amigos, de conhecidos ou de autoridades no assunto do que de pessoas famosas ou de grandes influencers;
- Porque as pessoas estão sendo influenciadas o tempo todo, mesmo não querendo. Não é mais uma questão de escolha. Contudo, elas ainda podem escolher por quem se deixam influenciar. O tempo passou e o público já percebeu que nem sempre os famosos da internet são os melhores exemplos a serem seguidos — muitos, inclusive, são exemplos de como não agir. Dessa forma, as marcas donas de produtos e serviços que os famosos usam podem ficar com suas reputações manchadas junto com a deles. Os microinfluenciadores, justamente por não serem famosos, são mais próximos da realidade das pessoas e menos suscetíveis aos famosos “cancelamentos” da internet;
- Porque as pessoas se identificam e são influenciadas mais facilmente com quem é mais parecido com elas. A relação de confiança dos microinfluencers com seus seguidores é muito mais forte do que a de um macroinfluenciador.
Como mensurar o resultado na estratégia com influenciadores?
Não pense apenas no resultado final. Qualquer campanha e planejamento de marketing precisa de uma estrutura. Com o marketing de influência não é diferente. Portanto, planeje todas as etapas.
Antes de tudo, portanto, saiba quem você deseja alcançar. Ou seja, tenha suas personas bem definidas. A partir disso, busque microinfluenciadores cujo público atingido seja o mais similar às suas personas possível.
Após ter fechado a parceira, acompanhe, monitore as postagens, mantendo a comunicação com o influenciador, cobrando as entregas e solicitando os ajustes que forem necessários. Todo processo é um aprendizado.
Finalmente, depois disso, é chegada a hora de mensurar os resultados. Em uma campanha com influenciadores, muitas métricas podem ser levadas em conta. Algumas têm muito mais a ver com vaidade do que com resultados, portanto, atenção a elas:
Números de seguidores, curtidas e views devem ser levados em conta, mas podem ter muito mais a ver com vaidade do que com resultados. Com um microinfluencer, é interessante mensurar o número de:
- salvamentos;
- compartilhamentos;
- cliques no link disponibilizado;
- tempo que o usuário ficou com o post na tela;
- conversões concluídas — que pode variar conforme a campanha, podendo ser relacionada a vendas, downloads, inscrições, etc.
Portanto, é possível concluir que, hoje, a influência de alguém depende muito mais de fatores como transparência, autoridade e responsabilidade social do que de alcance. Se você ainda associa “influenciador digital” a um número enorme de seguidores, cuidado: você pode acabar caindo no conto das métricas de vaidade e se preocupando apenas com inflar a audiência, enquanto desconsidera a conversão em ideias, vendas e conhecimento, que é, de fato, a métrica mais valiosa de um influenciador.
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