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Por que ter um blog em 2021?

Provavelmente você acessou este conteúdo se perguntando: “Blog? Quem ainda lê blog em pleno 2021?” Bom, se este foi o seu pensamento, com certeza você vai se surpreender quando dissermos que um levantamento, realizado no final de 2019, pela HubSpot apontou que os blogs são uma das três principais mídias utilizadas para a estratégia de marketing de empresas, o que demonstra que este tipo de conteúdo continua, sim, em alta.

Criado no ano de 1994 e popularizado pelo avanço da internet nos anos 2000, esse tipo de conteúdo foi o pontapé inicial de muitos dos influenciadores digitais que conhecemos hoje. Com o intuito inicial de dar voz às pessoas, os blogs funcionaram por muito tempo como uma forma de diário para os usuários da internet que ainda não contavam com redes sociais como o MySpace e o Orkut. Contudo, a ferramenta logo foi vista como uma oportunidade de mercado para profissionais do Marketing Digital e se propagou entre as estratégias do ramo, mas por que ainda vale a pena ter um blog em 2021?

Segundo o conceito da Otimifica, os blogs se enquadram como mídia própria de uma empresa, ou seja, são o patrimônio digital dos empreendimentos, onde serão desenvolvidos conteúdos autorais e relevantes que darão base para os demais desenvolvidos em outras mídias online. Em outras palavras, como diria nosso CEO, Ricardo Dini, “é a casa própria da empresa, que continuará segura caso as redes sociais um dia deixem de existir”. Neste momento talvez você esteja se dizendo que isto não passa de uma visão apocalíptica das coisas, mas talvez se lembre destas palavras na próxima vez que uma de suas redes sociais não estiver funcionando.

Isso significa que você deve parar de desenvolver conteúdos para as redes sociais? Não, muito pelo contrário! As redes sociais são um complemento dos conteúdos produzidos para o seu blog e costumam ser uma porta de entrada de novos clientes buscando conhecer seu negócio.

Mas afinal, quais são os benefícios de manter um blog atualmente? É justamente sobre isso que vamos falar no conteúdo de hoje.

Quais os benefícios de ter um blog em 2021?

Uma recente pesquisa realizada pelo Content Marketing Institute aponta que 85% das empresas B2C (business-to-consumer: vendem seu produto e/ou serviço diretamente para o consumidor final) utilizam o blog como uma de suas estratégias de marketing de conteúdo. Já as empresas B2B (business-to-business: vendem seu produto e/ou serviço para outras empresas) representam um número ainda mais significativo, com 91% dos negócios.

A escolha desses empreendimentos não é à toa, afinal, a produção de conteúdo para blog é uma ótima ferramenta para criar uma relação com os clientes. Ao disponibilizar conteúdos de qualidade de forma gratuita, como atualizações sobre a empresa e tendências do setor em que está inserida, a estratégia demonstra uma autoridade da sua marca sobre os assuntos do mercado.

Além disso, uma pesquisa realizada neste ano pela Statista apontou que 29% do tráfego da internet foi gerado por pesquisas em buscadores como o Google, por exemplo. Mas agora você pode estar se perguntando o que isso tem a ver com a criação de um blog, certo? Bem, a produção de conteúdo para blog é uma das formas mais garantidas de conquistar espaço nos buscadores do Google. Quanto maior for a quantidade de conteúdo de relevância no seu blog, maior a chance da sua página ser acessada por um cliente em fase de reconhecimento de problema, por exemplo. Mas além da quantidade, também é importante dar atenção para a qualidade dos conteúdos produzidos e isso passa, inclusive, pela análise de SEO, que já falamos por aqui.

por que ter um blog

Como o blog favorece a estratégia de marketing de conteúdo?

A jornada de compra de um cliente passa por diversas etapas e uma das iniciais é o reconhecimento de um problema, que reverterá na pesquisa pela melhor solução. Por isso, como já comentamos, empresas que desenvolvem conteúdos sobre o mercado em que estão inseridas se destacam e criam uma autoridade que tem grandes chances de ser reconhecida pelo cliente no momento da decisão final de compra.

Por meio da elaboração desses conteúdos também é possível converter visitantes em leads, uma das estratégias do Inbound Marketing, que tem como objetivo principal obter informações sobre um possível comprador. Com a conquista destes leads passa-se para as outras etapas do funil de vendas, até chegar em uma das ações finais: a venda. 

Pois é, pode até não parecer, mas uma “simples” publicação em um blog pode reverter em vendas para sua empresa. Por isso, e por todos os outros motivos que apresentamos no conteúdo de hoje, o blog ainda é uma ótima opção para os empreendimentos. Então, respondendo à pergunta inicial deste texto, sim, ainda vale a pena ter um blog em 2021. Mas, se você ainda estiver em dúvida, nós da Dinâmica Conteúdo Inteligente estamos à disposição para realizar uma consultoria gratuita para o seu negócio. 

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