Para chegar ao Fundo do Funil, é preciso, antes, passar pelo topo. Contudo, algumas marcas ainda subestimam essa etapa do Funil de Vendas. O que pode dar errado? Vem descobrir!
Você já fez um bolo? A maioria das pessoas já. Quem nunca fez, ao menos, tem noção de como se faz. Agora, se você é daqueles que queima até a pipoca de micro-ondas, não se preocupa que a gente te explica: em qualquer receita de bolo, você precisa, primeiro, quebrar os ovos, bater e misturar com todos os outros ingredientes, para só depois colocar assar e, enfim, saborear o resultado.
Não, você não está em um blog de culinária. Isso tudo é pra falar da etapas do Funil de Vendas do Inbound Marketing. O que uma coisa tem a ver com a outra? Simples: o bolo do Inbound segue os passos da receita, começando por quebrar os ovos até tirar do forno. O bolo do marketing tradicional, por sua vez, nem quebra os ovos e já quer que cliente compre o produto.
Empresas que trabalham com Inbound Marketing utilizam o Funil de Vendas como modelo estratégico, compartilhado entre as áreas de Marketing e Vendas. Ele mostra a Jornada de Compra do cliente, desde o primeiro contato dele com a marca até o momento da compra.
Quais são as etapas do Funil de Vendas?
Topo de Funil: aprendizado e descoberta
Uma pessoa descobre que tem uma necessidade ou problema a ser resolvido, que, até então, era desconhecido. Nesta etapa, a empresa educa essa pessoa, oferecendo conteúdos ricos (eBooks, infográficos), que podem ser acessados após o preenchimento de um formulário. Ao fornecer seus dados (nome, email, profissão), essa pessoa que, até então, era apenas um visitante, se tornou um Lead.
Meio de Funil: reconhecimento do problema e consideração da solução
O Lead quer resolver suas necessidades, mesmo sem saber como fazer isso. Nesta etapa, a empresa o ajuda com dicas e técnicas, mas sem tentar vender uma solução a qualquer custo, e sim, amadurecendo e qualificando o Lead, deixando-o preparado para a última etapa.
Fundo do Funil: decisão de compra
O Lead, agora, se tornou oportunidade, e está pronto para ser abordado pelo time de vendas, porque agora ele sabe qual é sua necessidade ou problema, e busca a solução. Por já ter construído uma relação de confiança com a sua marca, ele a vê como referência, e as chances de fechar a compra com a sua empresa são grandes. O visitante se tornou cliente!
Qual é a etapa mais importante do Funil de Vendas?
Qual é o passo mais importante da receita de bolo? Quebrar os ovos ou colocar no forno? Exatamente: todas. O problema é que muitas marcas demoram para entender que a ordem dos fatores, nesse caso, altera, sim, o produto e o resultado final.
Algumas empresas ainda recorrem ao marketing tradicional ao invés do Inbound, pois o primeiro cria a ilusão de resultados mais imediatos, investindo todo o orçamento somente na etapa da decisão de compra: anúncios somente do produto ou serviço.
Por que investir na produção de um eBook, por exemplo, que vai trazer “somente” nomes e e-mails, e nada garantido em retorno financeiro? Porque é assim que se conquista clientes fiéis, que adquirem o seu produto ou serviço não somente porque precisam, mas porque confiam na sua marca!
Se você ainda não está convencido de que é preciso quebrar ovos primeiro, tente então uma consultoria de marketing gratuita e depois nos conta se a receita deu certo!
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