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O que você pode aprender sobre Marketing com os reis da bola Neymar e Cristiano Ronaldo?

Para muitos o dia 5 de fevereiro representa pouca coisa. Só mais um na semana e no mês. Para os amantes do futebol, uma data difícil de ser esquecida. Neymar e Cristiano Ronaldo, dois dos maiores jogadores deste século – e porque não da história – nasceram neste dia.

Dribles, gols, taças, prêmios individuais e, sobretudo, muito dinheiro. Mais do que craques e reis da bola, o português e o brasileiro representam um novo patamar de atletas, aqueles que se tornam celebridades, verdadeiros influenciadores. 

Quem nunca cortou o cabelo no estilo moicano, igual aquele do Neymar em 2011. Ou ainda, quem marcou um gol naquela pelada do final de semana e comemorou igual ao Cristiano Ronaldo, girando no ar e gritando “Siiiim”.

A verdade é que eles não chegariam onde estão e manteriam seu status em ascendência sem utilizar uma ferramenta essencial: o marketing. E isso não serve apenas para eles, mas também para você.

É fácil lembrar de exemplos, como a Red Bull com seus carros de corrida e ações de marketing que consegue ser uma das maiores empresas do mundo em relação à transmitir emoção para as pessoas.

Um case mais próximo, a Fras-le, nosso cliente aqui na Dinâmica, utiliza o mesmo pensamento. Patrocina a Stock Car e é a responsável pelos freios da Copa Truck. Em uma das reuniões com a empresa, uma das analistas do marketing disse: “se podemos frear um caminhão a 300 km/h podemos parar qualquer veículo”. Você entende? A marca trabalha para gerar sensações no consumidor e se destacar no meio de um mar cheio de ondinhas.

Neste 5 de fevereiro, unindo a data de aniversário dos dois craques, vamos mostrar o que você pode aprender com eles em suas divulgações.

Não é só sobre ter seguidores, mas como cuidamos deles

Vivemos uma era em que tudo passa diretamente pelas redes sociais. Tendências, modas, lançamentos, debates e muito mais. E, você quer exemplo melhor do que Neymar e Cristiano Ronaldo?

O português hoje conta com mais de 399 milhões de seguidores no Instagram, enquanto o brasileiro bateu a casa de 169 milhões. Números que representam 25 vezes mais que a população de São Paulo – cidade com mais habitantes no Brasil, cerca de 12 milhões – , no caso de CR7, e 14 vezes mais comparado com Ney.

Para mostrar ainda mais como o alcance dos dois boleiros ultrapassa qualquer limite, os Estados Unidos – um dos países mais populosos do mundo – tem cerca de 330 milhões de habitantes, ou seja, 69 milhões a menos que o país de seguidores de Cristiano. Neymar, por sua vez, se comparado com o Brasil, possui pouco mais da metade da população do país. Números estratosféricos que só comprovam o quão valiosos para o marketing os dois são. 

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A CB Insights em 2021 realizou uma pesquisa para saber quanto os maiores influenciadores digitais movimentaram financeiramente. E, no mundo todo, cerca de 1 bilhão de dólares circulou por meio deles. Cristiano Ronaldo foi a pessoa que mais cobrou por essas publicações, tendo uma média de 1,6 milhão de dólares por post.

Hoje, Cristiano tem literalmente a maior conta do Instagram, perdendo apenas para o perfil da própria empresa, que tem cerca de 460 milhões de seguidores. Se levarmos em conta que hoje existe 1 bilhão de usuários ativos, Ronaldo representa quase 40% do Instagram no mundo inteiro.

Por se tratar de um perfil tão grande, ele nos ensina muito. Se você tem uma conta profissional no Instagram, a grande pergunta é: o que você entrega aos seus seguidores? Você realmente se preocupa em gerar novas emoções em seu público? Pense nisso.

Algo que sempre falamos aos nossos clientes é que precisamos sair do produto e do serviço, e chegar nas pessoas, transformando a vida delas.

O que você faz para ser lembrado como uma referência?

Dentro do marketing, possuímos diversas denominações em que as campanhas podem estar inseridas, e uma das mais conhecidas é o marketing de influência. Ela faz alusão às estratégias de marketing digital que envolvem pessoas ou marcas que possuem influência direta sob grandes públicos.

E, você quer exemplo melhor do que jogadores de futebol para influenciar o público?

Neymar e Cristiano Ronaldo conseguem carregar uma multidão de fãs pelo que fazem dentro dos gramados. Porém, no mundo virtual, os usuários não querem apenas ver a vida racionalmente tal e qual ela se comporta. As pessoas querem ver os bastidores, as vidas particulares.

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Hora de uma nova reflexão. O que nós como marcas e empresas estamos fazendo para entregar algo aos seguidores e pessoas que nos acompanham. Quais ações colocamos em prática para nos tornarmos referência? Não falamos somente sobre o nosso trabalho diário, que pode ser nas mais variadas áreas. E sim sobre aquele “que” a mais que desenvolvemos. 

Seja uma ação para gerar engajamento, seja um bate-papo informal. Tudo deve ser feito com a intenção de entregar qualidade e experiência. Hoje, quem acessa o perfil de Neymar e Cristiano Ronaldo, consegue perceber como é o dia a dia de um atleta celebridade.

Tudo o que eles usam seus seguidores querem também. Quando Neymar apareceu publicamente com um fone de ouvido da marca Beat (hoje pertencente à Apple), as vendas dispararam. Agora, o brasileiro conta com um modelo próprio e com seu nome.

É preciso começar a pensar até mesmo nos pequenos detalhes, pois são eles que mostram o seu diferencial. Neymar e Cristiano Ronaldo possuem diversos diferenciais.

Como você quer ser visto?

Neymar surgiu para o futebol em 2009. Dois anos mais tarde já havia se tornado um fenômeno dentro e fora de campo no Brasil. E, naquele momento, o marketing pessoal estourou. 

Se dentro de campo ele chamava atenção pelo seu futebol, fora dele o cabelo era o assunto. Rapidamente, o estilo moicano virou febre entre a garotada. E, vendo o sucesso e tamanha influência que ele tinha, as marcas foram para cima.

Em 2011, a qualquer momento que você ligasse a televisão, lá estaria Neymar. A Seara do ramo alimentício e a Volkswagen do automobilístico foram duas das primeiras a investirem nele. Sem falar na Nike, que quando o jogador tinha somente 13 anos já levava uma boa quantia da empresa norte-americana – hoje o brasileiro é patrocinado pela alemã Puma.

Leia também: Como gerar valor com Storytelling?

Uma máquina dentro e fora das quatro linhas, CR7 é o sinônimo de saúde, e por isso, em 2021 ele fez a gigante Coca-Cola perder cerca de 5 bilhões de dólares ao retirar duas garrafas do refrigerante da sua frente em uma coletiva de imprensa. Rapidamente, isso virou notícia no mundo. 

Hoje, os dois sabem que são celebridades, sabem que passaram de uma definição de apenas atletas – o que já não é pouco – e são marcas mundialmente conhecidas. 

E você, sabe onde quer chegar? Cristiano Ronaldo e Neymar sempre souberam que o estrelato era um desejo. Por mais que o brasileiro tenha admitido em sua série na Netflix (Neymar – o Caos Perfeito) que preferiria ser um anônimo.

E, essa consciência de entender onde quer chegar, pode fazer todo o sentido, sem um rumo ou meta, nada é possível. Seja para um atleta, seja para uma empresa.

O que podemos aprender sobre Marketing com os dois craques?

Como bons fenômenos, Cristiano Ronaldo e Neymar têm muito a nos ensinar sobre marketing. 

Aqui, não vamos analisar somente suas campanhas e estratégias, mas sim suas vidas e o que eles podem entregar de legado.

Nada é de uma hora para outra

Cristiano Ronaldo hoje é uma máquina, eleito cinco vezes o melhor jogador do mundo e que rivaliza diariamente com Lionel Messi. Só que nem sempre foi assim.

O português é natural da Ilha da Madeira, e desde sempre se mostrou uma pessoa dedicada e que queria vencer. Cristiano é daqueles que quando coloca algo na cabeça, vai até o fim para resolver.

No Marketing, nada é do dia para a noite, tudo precisa de esforço e empenho para dar certo. Assim como CR7 treinou, malhou e se transformou em um dos maiores da história do esporte, para sua comunicação dar certo é preciso de tempo e estudo.

Arriscar é preciso

Neymar deixou o Barcelona em 2017 para jogar no Paris Saint-Germain. Muitos o consideraram um louco por largar um clube com Messi e Luis Suárez, onde ele já era ídolo, para atuar em uma liga de menos renome. Ele arriscou.

Nas estratégias de marketing arriscar também é necessário. Seguir o caminho em que todos vão pode ser cômodo e dar certo a curto prazo. O pensar fora da caixa lhe transformará em uma referência. Arriscar pode ser muito positivo.

A interação é tudo

A temporada 2019/2020 do futebol mundial foi paralisada em decorrência do Coronavírus. Por isso, a Champions League, principal competição de clubes da Europa, só teve sua fase final realizada no mês de agosto de 2020.

O PSG de Neymar estava nas fases finais, e com interação com o público nas redes sociais, uma campanha em que os brasileiros passaram a apoiar o atacante em busca da conquista. Hashtags como “o pai ta on” e “neyday” bombaram no mundo todo.

E aí eu te pergunto. Se uma pessoa com mais de 160 milhões de seguidores busca de alguma forma interagir com os seus seguidores é porque isso dá certo? Certo?!

Ah, e não poderíamos deixar de lado. Feliz aniversário Cristiano Ronaldo e Neymar Júnior!

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  1. Parabéns Marcos. Excelente texto e muito bem argumentado. Só não dá valor ao marketing quem não tem noção do que move as pessoas.

  2. Muito bom teres lembrado da importância daquilo que se entrega! E essa pode ser uma próxima boa pauta também! Parabéns pela reflexão!

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