Saltar links

“Composição Popular Para Todos” lança três músicas inéditas e livro digital em setembro

Projeto promoveu 12 oficinas gratuitas de composição coletiva em Caxias do Sul e transforma criações dos participantes em registros musicais

Três músicas inéditas, compostas coletivamente durante oficinas gratuitas em Caxias do Sul, serão lançadas nas plataformas digitais hoje, dia 9 de setembro. As canções são resultado do projeto Composição Popular Para Todos, que realizou 12 encontros de formação em composição de letra e melodia no Sesc Caxias do Sul.

O projeto foi voltado a pessoas a partir de 16 anos, com ou sem experiência anterior em composição, e reservou 50% das vagas para grupos historicamente vulnerabilizados. A proposta foi criar um espaço acessível de formação e criação, tendo como referência a canção popular brasileira e valorizando a diversidade de vozes e expressões.

As três músicas foram desenvolvidas coletivamente pelos participantes ao longo das oficinas e passeiam por diferentes gêneros da música popular brasileira, com destaque para samba e xote. Após o processo de criação, as composições foram gravadas em estúdio profissional com músicos e intérpretes da cena local.

Músicas chegam às plataformas hoje, 9 de setembro

As três faixas estarão disponíveis a partir de hoje, 9 de setembro, no Apple Music, Deezer, Amazon Music e TIDAL.

Pré-save: https://tratore.ffm.to/oxbaa59

Livro digital será lançado em 15 de setembro

No dia 15 de setembro, o projeto disponibiliza um livro digital que reúne as três composições produzidas durante as oficinas.

A publicação traz as letras, cifras e partituras completas das músicas, além de links para ouvir as gravações nas plataformas digitais. O material funciona também como registro da experiência e da produção construída coletivamente ao longo do projeto.

Acesse o livro digital: @composicaopopularparatodos

O ciclo de formação foi encerrado em 3 de julho, com um Sarau de Música Autoral realizado no Zarabatana Café, no Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, reunindo participantes das oficinas e compositores da cidade. Com o lançamento das músicas e do livro digital, o Composição Popular Para Todos amplia o acesso às produções desenvolvidas durante a formação e reforça a composição musical como uma possibilidade de criação, expressão e participação cultural.

O projeto Composição Popular Para Todos tem financiamento do Financiarte e da Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul, e conta com o apoio do Sesc Caxias do Sul e do Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho. A produção cultural é de Karine Silva, e as oficinas de melodia e escrita criativa são ministradas por João Seben e Fábio Basso.

FICHA TÉCNICA DAS GRAVAÇÕES:Direção Musical e Arranjos: João Seben


Músicos: 

Harmonia: Zeca Duarte 

Melodia: João Seben

Percussão: Marcelo P. Silva

Intérpretes / Vozes: Karine Silva, Uyara Camargo e Felipe de Moraes

Participações especiais dos alunos: Paulo Henrique Panazzolo de Albuquerque, Patric Dias e Lua Gabs

Gravação e Finalização: Espectro Estúdio

Captação de Áudio: Álvaro de Lazari e Marcelo P. Silva

Mixagem: Álvaro de Lazari 

Masterização: Davi Fernandes

Design Gráfico: Marina de Conto

SERVIÇO – MÚSICAS:
O quê: Lançamento de três músicas inéditas do projeto Composição Popular Para Todos.

Data: 9 de setembro de 2026.

Onde ouvir: Apple Music, Deezer, Amazon Music e TIDAL.

Apple Music

Deezer

Amazon Music

TIDAL

Pré-save: tratore.ffm.to/oxbaa59

SERVIÇO – E-BOOK:

O quê: Lançamento do livro digital do projeto Composição Popular Para Todos.

Data: 15 de setembro de 2026.

Acesso: link de acesso na biografia do @composicaopopularparatodos, a partir do dia 15/09.

Mais informações:
Natália Paulo | Maiara Bachi | Ricardo Dini
Dinâmica Conteúdo Inteligente
Assessoria de Imprensa “Composição Popular Para Todos”

09 de setembro de 2026
(54) 9 9701-7672
maiara@dinamicaconteudo.com.br
www.dinamicaconteudo.com.br

Deixe um comentário

Saiba Mais
Arrastar