Inscrições para curso gratuito podem ser feitas até domingo (23/08)
O SIMECS (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região) abriu vagas extras para a Escola do Amanhã, projeto gratuito que aproxima jovens do universo da indústria por meio de formação prática, contato com novas tecnologias e experiências relacionadas ao mundo do trabalho. As inscrições seguem abertas até domingo, 23 de agosto, com oportunidades para turmas nos turnos da manhã e da tarde.
Podem participar jovens de 14 a 16 anos, desde que estejam estudando regularmente no turno oposto ao escolhido para as atividades. As aulas são realizadas no SENAI Mecatrônica, em Caxias do Sul. A participação é gratuita, ficando a cargo das famílias apenas os custos de deslocamento e alimentação.
Durante a formação, os estudantes têm contato com conteúdos como comportamento, relacionamento e evolução profissional, leitura e interpretação de desenho mecânico, metrologia com prática em paquímetro, fundamentos de Solidworks, robótica com LEGO, programação básica para robótica e manipulação e controle de robôs.
A formação vai além dos conhecimentos técnicos. A Escola do Amanhã inclui conteúdos relacionados à educação financeira, empreendedorismo, segurança e cidadania, além de conversas com profissionais e visitas técnicas a indústrias. Dessa forma, os participantes ampliam o contato com diferentes áreas e conhecem mais de perto ambientes, processos e possibilidades de atuação profissional.
É possível fazer a inscrição inclusive neste sábado (22) e neste domingo (23) pelo site do Simecs no link:simecs.com.br/projetos/escola-do-amanha. O jovem deverá se dedicar dois dias na semana, no turno contrário ao da escola, sendo um para curso de Robótica e outro para atividades complementares. As aulas do projeto Escola do Amanhã ocorrem no Senai Mecatrônica – Travessão Solferino, 501 – Bairro Cruzeiro, em Caxias do Sul (junto ao Campus Sede da UCS).
Criada em 2023, a Escola do Amanhã já alcançou 1.392 estudantes, envolveu 18 escolas e promoveu mais de 100 visitas técnicas em empresas. A proposta é aproximar educação e indústria e permitir que os jovens conheçam, na prática, tecnologias, competências e possibilidades profissionais presentes no setor.
Para o presidente do SIMECS, Paulo Scopel, a iniciativa representa um compromisso com a formação das novas gerações e com o futuro da indústria regional. “É um dos projetos que o SIMECS realiza com muito orgulho, porque trabalha diretamente para mudar a percepção dos jovens sobre a indústria e aproximá-los de um ambiente de inovação, conhecimento e oportunidades. Os resultados obtidos em três anos mostram a relevância dessa iniciativa e reforçam a importância de seguir investindo em ações que ampliem horizontes e preparem melhor os estudantes para os desafios do futuro”, afirma.
Serviço
Para fazer a inscrição acesse o link: simecs.com.br/projetos/escola-do-amanha
Valor: Curso gratuito
Local do curso: Senai Mecatrônica – Travessão Solferino, 501 – Bairro Cruzeiro – Caxias do Sul (junto ao Campus Sede da UCS);
Como funciona: o jovem deverá se dedicar dois dias na semana, no turno contrário ao da escola, sendo um para curso de Robótica e outro para atividades complementares;
Horários:
Manhã: das 8h às 12h
Tarde: 13h30 às 17h30
Quando: Início imediato
Mais informações: SENAI: (54) 3238-7600 ou WhatsApp (54) 99242-4331
SOBRE O SIMECS
Com quase 70 anos de atuação, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs) é uma das maiores entidades patronais do Sul do país. Reúne empresas que, juntas, respondem por 73 mil postos de trabalho e um faturamento anual de R$50 bilhões. Dentre suas prioridades de atuação estão o impulso à inovação e à competitividade da indústria, a representação dos associados junto às instâncias políticas e econômicas e o incentivo à expansão dos negócios regionais nos mercados nacional e internacional. A sua base reúne os seguintes municípios: Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Cotiporã, Garibaldi, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Guabiju, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Protásio Alves, São Marcos, São Jorge, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.
Mais informações:
Marcos Mantovani | Janaína Silva | Ricardo Dini
Dinâmica Conteúdo Inteligente
Assessoria de Imprensa SIMECS
18 de agosto de 2026
(54) 99108-2527
janaina@dinamicaconteudo.com.br
www.dinamicaconteudo.com.br