Hoje é comum vermos empresas com presença nas principais redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e Tiktok. Cada marca adota uma estratégia de acordo com o posicionamento de mercado desejado, seja para reforçar a sua autoridade, seja para atrair novos clientes. Acredito que todos estes sites sejam extremamente positivos para o planejamento de marketing, porém eles compartilham uma característica em comum: a efemeridade dos conteúdos. O internauta médio passa menos de 3 segundos observando cada postagem destas redes sociais, fazendo com que a absorção de informação seja rápida e superficial. Essa característica é suficiente para passar mensagens rápidas, mas não para fortalecer o chamado marketing de conteúdo. Nesse sentido, textos são excelentes alternativas, porém nada fixa melhor uma informação do que um vídeo dedicado. E é nesse cenário que entra o Youtube.
Tamanho do Youtube
O Youtube é o segundo site mais acessado do mundo, apenas perdendo para o buscador Google. Segundo dados da gigante do Vale do Silício, mais de 1.5 bilhões de pessoas acessam a plataforma todo mês. Apenas no Brasil, são 98 milhões de pessoas conectadas. Entre 2015 e 2017, o Youtube recebeu mais de 35 milhões de usuários, um crescimento de 54%. Hoje, o site atinge mais pessoas entre 18 e 49 anos que a TV a cabo. O seu público é engajado, possui poder de compra e tem no smartphone a sua principal plataforma de acesso. Estar no Youtube é ter a capacidade de atingir o mundo todo.
O formato de vídeo presente no Youtube permite que informações complexas sejam passadas de maneira simples. Explicar os diferenciais do seu produto ou demonstrar a tecnologia da sua fábrica pode se tornar uma atividade dinâmica e envolvente. É importante dizer que os vídeos da plataforma são divulgados constantemente através do uso de palavras-chave e SEO, permitindo que um mesmo conteúdo seja consumido durante anos pela base de internautas. Ao contrário do Instagram, que entrega 99% das suas visualizações na primeira semana da liberação de uma postagem, o Youtube promove a longevidade das produções. Investir na plataforma é garantir que a sua mensagem estará disponível por anos, sempre atraindo novos consumidores e oportunidades.
Oportunidades B2C e B2B
É comum encontrarmos empresas B2C realizando produções no Youtube, utilizando-se do espaço para atingir os consumidores de maneiras criativas. O site funciona muito bem para esse propósito, mas você sabia que empresas que vendem B2B também podem se beneficiar da plataforma?
Pessoas de todos os lugares do país buscam informação na internet e quase metade da população brasileira acessa o Youtube. Logo, é lógico assumirmos que a integração entre o site e o Google acaba direcionando as pesquisas para o segmento de vídeos. Empresários, investidores e presidentes de empresas estão sempre buscando novas oportunidades de negócio e ferramentas de inovação; e como eles também consomem vídeos, será no Youtube que eles concentrarão sua atenção.
Pense comigo por um momento: se alguém estiver procurando uma solução para automação industrial, essa pessoa vai buscar no Instagram ou vai tentar encontrar vídeos que demonstrem novas tecnologias? Eis o valor do Youtube; ele aproxima empresas oferecendo ferramentas eficientes e diretas. Mas para isso, é preciso estar na plataforma e produzir conteúdo de forma ativa.
Produzindo para o Youtube
Produzir para o Youtube exige uma série de investimentos e etapas de desenvolvimento, as quais devem ser planejadas e executadas com a assessoria de uma empresa competente. Caso você decidi enviar indiscriminadamente vídeos para a plataforma, o resultado provavelmente será bastante supérfluo. O processo deve ser feito com inteligência, desde a concepção do nome do canal ao formato adotado para os vídeos. Isso não quer dizer que você precisa de uma equipe gigantesca para adentrar a plataforma, mas alguns pontos serão essenciais para o seu sucesso.
A primeira parte que devemos abordar está relacionada a identidade visual do canal: como faremos para tornar a nossa marca reconhecível no Youtube? Vamos utilizar apenas a logo da nossa empresa ou criaremos uma identidade diferente? E quanto ao esquema de cores, qual será paleta escolhida? Todas essas perguntas precisarão ser respondidas por um profissional da área de Design Gráfico, que deve acompanhar o processo de perto para garantir eficiência na representação visual. Lembre-se também que essa mesma identidade deve estar presente nas chamadas Thumbnails, as miniaturas que servem como capa para cada vídeo que você postar. Uma Thumb chamativa pode ser a diferença entre o fracasso ou o sucesso de um vídeo.
Definida a parte visual, precisamos agora especificar qual será a linha criativa e de comunicação adotada no canal. Escolher o tipo de linguagem, o tom da comunicação, a tônica dos conteúdos e o nível de liberdade criativa é um processo essencial para que os seus vídeos ganhem forma.
Pense nesse exercício como a criação de um canal televisivo: precisamos definir quais tipos de programas estarão na nossa grade, como iremos nos comunicar, para quem desejamos falar e se iremos nos permitir fugir um pouco da pauta de vez em quando. Essa etapa anda ao lado do planejamento semanal, mensal e trimestral de postagem. Definir qual o tipo de vídeo que queremos produzir já nos permite planejar a nossa agenda. Vou dar um exemplo para facilitar o entendimento: se a sua empresa produzi tintas, pode-se escolher realizar produções sobre a qualidade do produto, criar um programa de decoração e mostrar os bastidores da produção. As possibilidades são infinitas, basta ter criatividade.
A parte técnica da produção exigirá equipamento e pessoal qualificado para o serviço. Câmera, iluminação, som, roteiro e edição de vídeo são etapas obrigatórias, mas que podem também ser de forma simples. Um tripé de baixo custo, um celular e um microfone de lapela já são suficientes para que você inicie o seu canal. Para a edição de vídeo, programas presentes no próprio celular podem realizar a tarefa de maneira satisfatória. Com o passar do tempo, é importante investir em qualidade, para dar um ar profissional às suas produções. Caso seja necessário que uma pessoa sirva de apresentador dos vídeos, sempre existe a possibilidade de um colaborar mais carismático cumprir o papel. Tudo é válido para que o projeto saia do papel e comece a andar.
Case de Sucesso: Sumig
O case da Sumig, empresa número 1 em soldagem na América Latina, é um excelente exemplo de planejamento de conteúdo e presença no Youtube. Através de uma parceria com o youtuber Alexandre Bigunas, dono de um grande canal no nicho de cutelaria e solda, foi criado um vídeo patrocinado de grande sucesso. Intitulado “HOMEM DE FERRO – Iron Man”, a criação atingiu 5 milhões de visualizações, cujo conteúdo envolve a confecção do capacete do famoso herói. Em entrevista ao blog da Dinâmica Conteúdo, Diego Susin, gerente de marketing da Sumig, nos deu detalhes sobre o canal de vídeos da empresa.
Por que vocês decidiram entrar no Youtube?
Na época, nós quisemos facilitar o acesso ao nosso conteúdo para os nossos clientes. Já tínhamos catálogo e site, que o público gostava bastante, mas começamos a ver que os vídeos seriam o futuro. O vídeo é uma forma mais fácil de se fazer entender, de explicar para o público. Por isso, decidimos apostar no canal.
Como foi o planejamento inicial dos conteúdos para o canal?
Nós começamos com o que tínhamos disponível, gravando os vídeos mais simples com a ajuda dos técnicos, algo não tão elaborado. Nós ainda não tínhamos toda a estrutura que temos hoje. Logo, criamos vários quadros e fomos evoluindo a ideia do canal. A partir disso, mostramos os resultados para a empresa e os investimentos cresceram. Passamos a envolver mais pessoas e até contratar uma empresa profissional para a filmagem. Percebemos também a boa receptividade por parte dos clientes sendo ajudados pelos materiais do canal, o que melhorou a divulgação da marca e aumentou ainda mais os investimentos nas produções.
Existe uma agenda de planejamento de vídeos?
Hoje nós já temos uma agenda de planejamento de vídeos, com especificação para os próximos 3 meses. Estamos bem mais profissionais, com mais pessoas trabalhando no canal, tanto na parte de organização quanto na geração de conteúdo. Inauguramos o estúdio interno para ajudar em parte da criação dos vídeos, já que outra parte realizamos em produção externa. Hoje conseguimos dividir tudo em quadros, sendo alguns gravados aqui e outros gravados fora. Sempre verificamos quantos vídeos precisam ser feitos por mês e por semana para mantermos a atualização constante.
Como vocês tem observado o retorno das produções no Youtube?
Temos os comentários dos vídeos e o feedback direto dos nossos clientes, os quais comentam para a equipe de vendas e aos técnicos que realizam visitas. Eles elogiam bastante e afirmam que utilizam os conteúdos. E todo esse retorno positivo só nos fez investir ainda mais no canal.
Poderia dar alguma dica para quem deseja embarcar nessa jornada no site?
A dica é que o começo realmente é difícil, mas é preciso pensar a longo prazo. O Youtube tem cada vez mais competidores, cada canal acaba sendo um cobertor, pois se a pessoa está assistindo outro vídeo, não está assistindo o seu. Não é fácil, mas o que vai ajudar é a qualidade do conteúdo. É preciso continuar acreditando e não desistir. Se houver constância de conteúdo de boa qualidade, uma hora ou outra o canal acaba sendo reconhecido. O desafio é manter, o que não é fácil, mas é muito gratificante. O reconhecimento das pessoas nos motiva a continuar com a qualidade que conseguimos conquistar.