Conquistar espaço na mídia é o desejo de muitas marcas, para ganhar visibilidade e credibilidade. Contudo, utilizando as estratégias certas de assessoria de imprensa, também é possível conquistar tráfego de referência para o seu site e, consequentemente, melhorar o seu ranqueamento orgânico no Google
A imprensa não morreu. Ela está muito viva — inclusive no meio digital — e pode impulsionar o seu negócio. Não estamos falando de pagar para aparecer na mídia, mas sim de conquistar este espaço gratuitamente. Como? Basta pensar como um jornalista para saber.
Afinal, qual o papel da imprensa? Divulgar informação que for de interesse público. Se o seu negócio fornecer esse tipo de conteúdo, a mídia vai divulgá-lo sem cobrar nada, a não ser informação de qualidade. Isso se chama mídia espontânea.
O que é mídia espontânea?
É o espaço conquistado por marcas em veículos ou canais de comunicação de terceiros sem que haja recompensa financeira. O seu negócio não vai ser divulgado como um comercial no intervalo dos programas de rádio ou televisão, e nem vai aparecer como um anúncio no site ou no jornal impresso. O conteúdo da sua marca vai ser a notícia.
Agora, eis a questão: você sabe diferenciar o que a imprensa considera um anúncio, que deve ser negociado com o setor comercial do veículo e pagar por ele, e o que ela considera um conteúdo relevante, de interesse público, e que pode virar notícia, sem que precise pagar nada para isso? Uma boa assessoria de imprensa sabe.
O que é assessoria de imprensa?
É uma atividade de comunicação corporativa que conquista mídia espontânea por meio do relacionamento entre marcas e jornalistas de veículos de comunicação. Uma boa assessoria de imprensa faz isso pelo seu negócio. Agora, uma ótima assessoria de imprensa faz muito mais.
O assessor de imprensa normalmente divulga a informação da sua marca por meio de um texto chama release, que nada mais é do que um comunicado enviado aos veículos de imprensa. Ele possui um formato específico, já adaptado à linguagem do jornalista.
Um bom assessor já inclui nesse texto possíveis fontes para entrevistas, contatos para mais informações, fotos, vídeos e áudios — dependendo do formato do veículo e da notícia a ser divulgada. Ou seja, um bom assessor já prevê tudo o que o jornalista precisa para divulgar essa notícia da forma mais interessante e completa possível.
O que um ótimo assessor prevê é que a maioria dos veículos possui uma plataforma digital: um blog, um site, um canal e redes sociais. Portanto, as estratégias SEO que são utilizadas nos artigos do site da sua marca também podem ser utilizadas nos releases enviados à imprensa, para que se tornem posts estratégicos nas plataformas da imprensa.
Quais são essas estratégias e como usá-las?
O release enviado aos jornalistas, normalmente, serve como base para que os profissionais da mídia escrevam a notícia. Contudo, as informações principais não têm como ser completamente reescritas e modificadas, e, por isso, são comumente copiadas e coladas para os sites dos veículos.
Eis aí a oportunidade de escrever o release levando em conta as estratégias de SEO como, por exemplo, palavras-chave e backlinks.
- Palavras-chave
Na internet, o principal elemento que separa o problema do seu público-alvo da solução que sua marca oferece é a palavra-chave. Ela é a forma como um usuário escreve sua dúvida nos buscadores com o intuito de obter respostas e concluir suas pesquisas.
Utilizar palavras-chave no release faz que as buscas pelo seu negócio no Google sejam otimizadas, afinal, ele também será encontrado em links de sites de imprensa, que possuem credibilidade, grande audiência e uma ótima autoridade de domínio.
- Backlinks
Backlinks são links posicionados estrategicamente em um texto para guiar o leitor até o seu site. Essa ação de conseguir backlinks se chama Link Building e, no caso do release, o ideal é que ela seja feita da maneira mais natural possível, afinal, é preciso lembrar que se trata de uma notícia, e não de um anúncio.
Contudo, inserir links que levem o usuário para a página inicial do seu site, por exemplo, é algo muito óbvio que pode ser desconsiderado por muitos jornalistas. O ideal é pensar em links que levem para conteúdos complementares à notícia que você está enviando, como artigos no blog da sua marca, e-books ou outros conteúdos ricos, por exemplo.
Enquanto o jornalista utiliza o Link Building para expandir o conhecimento do leitor e tornar a matéria mais completa, ao mesmo tempo, você utiliza para gerar tráfego de referência para o site da sua marca.
Neste complexo mundo do marketing digital, uma coisa leva a outra, o que existe é caminho e não fórmula. Para entender todos os benefícios e resultados que podem ser alcançados, acompanhe essa linha de raciocínio:
- Ao aparecer em sites da imprensa, você aumenta o tráfego de referência para o seu site, a sua casa própria na internet;
- Ao construir tráfego de referência para sua marca, a indexação nas ferramentas de busca é otimizada;
- Ao otimizar a indexação nas ferramentas de busca, um melhor ranqueamento no Google é alcançado;
- Ao alcançar melhor ranqueamento no Google, a autoridade de domínio da sua marca começa a ser significativamente construída.
Ao utilizar estratégias de SEO na assessoria de imprensa, portanto, a sua empresa aparecerá em sites, blogs e redes sociais dos veículos de imprensa, mas indo muito além da mídia orgânica e da divulgação da sua marca para uma maior audiência, você estará construindo uma sólida presença e reputação digital.