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Google Web Stories: saiba por que sua empresa deveria investir nesse produto hoje mesmo

A atenção do consumidor é um bem valioso e cada vez mais difícil de captar.  Nesse sentido, as empresas estão constantemente buscando inovar em suas estratégias de marketing digital. 

Uma das tendências que vem ganhando espaço nesse cenário são os Google Web Stories, uma ferramenta interativa que permite criar narrativas visuais sedutoras, diretamente na pesquisa Google. 

Afinal, os Google Web Stories podem não apenas aumentar o engajamento do seu público, mas também melhorar significativamente a visibilidade da sua marca no ambiente online, tudo isso enquanto proporciona uma experiência rica aos usuários. 

Neste artigo, vamos explorar os motivos pelos quais sua empresa deveria considerar investir nesse produto hoje mesmo. Continue lendo para entender as vantagens em integrar os Google Web Stories à sua estratégia de marketing digital para sua empresa ocupar o lugar de destaque que ela merece. 

O que são os Google Web Stories?

Incorporados há poucos meses pelo Google, os Web Stories, também chamados de AMP Stories, são cards em formato de stories, como os do Instagram, cujo objetivo é melhorar a experiência do usuário ao consumir conteúdos na web — principalmente através de dispositivos móveis.

A popularidade dos Stories garante ao novo recurso do Google um potencial enorme que pode ser largamente explorado por marcas produtoras de conteúdo.

Segundo relatório do próprio buscador, a adesão foi enorme: cerca de 100.000 novos stories são publicados diariamente e mais de 6.500 domínios utilizaram os Web Stories desde seu lançamento.

Apesar deste ser um formato mais voltado à experiência mobile, ele também é compatível com a visualização em desktop e hoje é exibido em três canais: na busca convencional, no Google Imagens e no Google Discover, onde possuem destaque.

Principais locais de exibição dos Web Stories

Os Google Web Stories proporcionam uma oportunidade única para as marcas serem vistas em diversas plataformas de alta visibilidade na internet. Eles podem ser exibidos em lugares estratégicos, como na própria busca do Google, em um espaço dedicado para Stories, oferecendo visibilidade imediata aos usuários que procuram por conteúdos semelhantes.

Além disso, aparecem no Google Discover, uma plataforma que personaliza conteúdos de acordo com os interesses do usuário, e também podem ser integrados em websites e aplicativos, aumentando assim o alcance do público-alvo. 

Veja quais são as especificidades de cada uma desses locais de exibição e como eles podem contribuir para ampliar a presença digital da sua empresa, melhorar o engajamento do usuário e impulsionar os resultados de tráfego para seu site ou página da web.  

Google Discover

Conhecido como “a pesquisa-sem-pesquisa”, o Google Discover é a timeline de conteúdos visíveis na home do aplicativo Google em dispositivos móveis. Esta é, hoje, a maneira mais personalizada possível de entrega e consumo de conteúdos disponibilizada pelo Google.

Isso porque é o algoritmo quem define, a partir de uma análise de interesses e através de uma junção eficiente de machine learning e inteligência artificial, quais conteúdos serão oferecidos ao usuário assim que o Discover for acessado.

Em outras palavras, o usuário tem acesso a conteúdos de seu interesse sem precisar fazer, efetivamente, uma busca. Entre os conteúdos entregues estão previsão do tempo local, placares esportivos, conteúdos informacionais, notícias, atualizações econômicas e outros. A grosso modo, tudo o que o algoritmo identifica que é de interesse daquele usuário. 

É neste espaço que os Web Stories possuem maior destaque, fazendo parte da gama de conteúdos entregues de maneira específica a cada usuário.

Para as marcas produtoras de conteúdo, tanto o Discover quanto os Stories são canais com potencial de engajamento latente. No Discover, os Web Stories podem aparecer tanto em um carrossel quanto como um card único. 

Os Web Stories no Google Discover é uma funcionalidade disponível apenas para usuários dos EUA, Índia e Brasil.

Pesquisa convencional do Google

Os AMP Stories também podem aparecer de duas maneiras nas pesquisas convencionais do Google: 

1. Em visualização em grade nos resultados mobile;

2. Em resultado único na SERP – página de resultados do mecanismo de busca.

A visualização de resultado único está disponível para todos os países que podem acessar a pesquisa do Google, mas a visualização em grade, por enquanto, só é exibida para usuários nos EUA.

Quando um produtor de conteúdo específico é buscado, a exibição em grade mostrará apenas conteúdos produzidos por ele.

Google Imagens

Os Web Stories também estão disponíveis na pesquisa por Imagens, que nos últimos anos vem ganhando cada vez mais recursos e incentivo por parte do buscador.

Na SERP de imagens do Google, os Web Stories são resultados que possuem um ícone específico no canto inferior direito que os indica, como a primeira imagem no exemplo abaixo.

Por que utilizar o Google Web Stories?

O formato de Stories já é um velho conhecido do público na internet e, portanto, traz consigo ótimas oportunidades de engajamento e conquista de tráfego

Navegar pelos stories publicados por perfis seguidos em uma rede social já tornou-se um comportamento sinônimo de passatempo para muitos usuários. O resultado disso é o imenso número de pessoas que utilizam os Stories do Instagram todos os dias: de acordo com estatísticas do Hootsuite, os acessos chegam a meio bilhão diariamente.

Como fonte de tráfego, o benefício é indiscutível. O Google Discover é conhecido por ser um canal que proporciona um aumento expressivo no CTR dos sites que aparecem por lá como publicações convencionais, como mostra este estudo de caso.

Da mesma forma, o formato visual dos Web Stories promove um consumo rápido do conteúdo, facilita a compreensão e gera mais dinamismo e interação com o público.

Os novos Web Stories ainda são uma oportunidade diferenciada de impulsionar conteúdos em outras frentes, como blog, social e outros canais de distribuição de conteúdo que uma marca pode usar.

Mas é preciso estar atento: uma das principais características do Google Discover é o curto período de tempo em que um conteúdo é entregue para os usuários. De modo geral, a média é que o Discover proporcione um pico de acessos de aproximadamente três dias. Portanto, os Web Stories devem ser utilizados estrategicamente: por não ser um conteúdo perene, é preciso estar preparado para aproveitar cada oportunidade.

Desempenho dos Web Stories e frequência de publicação

Esse gráfico do Search Console ilustra o curto tempo de vida dos Web Stories. Assim que eles indexam no Google acontece um boom de visitas, mas, em poucos dias, esse alcance vai caindo até zerar. 

Por isso a importância em manter a frequência mínima de publicar, pelo menos, 2 conteúdos nesse formato por semana.  O exemplo teve um pico de cliques de quase 15 mil no primeiro dia após ser indexado.

Aposte nessa estratégia agora mesmo

Os Google Web Stories representam uma ferramenta valiosa e inovadora para qualquer estratégia de marketing digital, oferecendo uma nova forma de engajar seu público e ampliar a visibilidade da sua marca. 

Com a capacidade de serem exibidos em múltiplas plataformas de alto tráfego, esses conteúdos visuais interativos não apenas melhoram o engajamento dos usuários, mas também aumentam as chances de sua empresa ser encontrada online. 

Ao incorporar os Web Stories em sua estratégia de marketing, você aproveita uma oportunidade única de contar histórias criativas que capturam a atenção do seu público-alvo de maneira eficaz. 

Se você está pronto para levar sua presença digital ao próximo nível, a Dinâmica Conteúdo Inteligente está aqui para ajudar. Entre em contato hoje e descobra como podemos auxiliar sua empresa na criação de Google Web Stories sedutores e otimizados, que não só contarão a história da sua marca, mas também impulsionarão seus resultados de negócios.

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